1 ° Ano – Vespertino

Queridas famílias,

Aqui vocês terão acesso às propostas de atividades e brincadeiras para realizarem em casa. Lembramos que as atividades são propositivas, não há a obrigatoriedade do registro em fazê-las. Porém, orientamos que, na medida do possível, tentem realiza-las para manter um pouco do ritmo da escola. Caso surjam dúvidas e/ou dificuldades, por favor, não hesitem em nos enviar via WhatsApp que prontamente buscaremos auxiliá-los.

Abraço, Equipe CEAB.

 

 

PLANO DE ATIVIDAES DO 1º ANO

(SEMANA DO DIA 13 A 17 DE JULHO)

 

13/07 (segunda-feira)

 

Bingo dos números

Link: https://www.youtube.com/watch?v=MJBwkcTEgW8

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • Realizar atividades de desafio como jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.

 

Descrição: Utilizando os números que foram produzidos para o bingo, as crianças deverão acrescentar os números de 80 a 100. Elaborar cartelas de bingo para jogar em família, sortear alguns números até completar suas cartelas e em seguida embaralhar os números de 50 a 100 e tirar um a um para o jogo do bingo. Cada acerto pode ser pintado, registrado com um x ou marcado com sementes ou bolinhas de papel.

 

INFORMÁTICA: Material Didático, página 10.

Link: https://youtu.be/ab8G8GfvEh0

 

14/07 (terça-feira)

Sopa dos números

Link: https://www.youtube.com/watch?v=2S6hARtjkxQ

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o parlamento e outros agrupamentos.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.

 

Descrição: Na página 23 do material didático, os alunos deverão colorir e recortar os números de 50 a 89 e reservar. Na página 22 do material didático, resgatar os números já recortados e colá-los na sequência correta conforme orientações do vídeo, para finalizar, completar a tabela com os números que estão faltando para chegar até o100.

 

15/07 (quarta-feira)

Brincando com as formas geométricas

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Z5lmqtYKlA4

 

OBJETIVOS:

  • Identificar e nomear as figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) no uso cotidiano.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.

 

Descrição: Apresentação das formas geométricas nomeando cada uma delas. Orientação de brincadeiras com as formas para que os alunos construam bonecos, animais, casas, etc. Solicitar que os alunos utilizem materiais recicláveis para construção de suas peças geométricas (papelão, caixa de sapato, caixa de leite, etc).

 

ARTE: Vamos revisar as cores primárias e secundárias. Depois, acompanhar no vídeo abaixo como fazer a atividade da página 6 do material didático, ok?

Link: https://www.loom.com/share/53f761c5f05741e3bd63f88f83fd7b6f

 

16/07 (quinta-feira)

Cruzadinha  

Link: https://www.youtube.com/watch?v=iOa91Tet6h0

 

OBJETIVOS:

  • Identificar e nomear as figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) no uso cotidiano.
  • Identificar fonemas e sua representação por letras.

 

Descrição: Relembrar o nome das formas geométricas trabalhadas anteriormente e seguindo as orientações do vídeo, completar a cruzadinha na folha para colar no caderno.

Observação: triângulo, retângulo e círculo têm acentos.

 

17/07 (sexta-feira)

Boneco com formas geométricas

Link: https://www.youtube.com/watch?v=8IdUh3PIzpI

 

OBJETIVOS:

 

  • Identificar e nomear as figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) no uso cotidiano.
  • Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.

 

Descrição: Registro no material didático, páginas 25 e 26. Seguindo as orientações do vídeo, os alunos deverão colorir com suas cores favoritas as formas geométricas que estão na página 25, depois de coloridas deverão recortar e reservar. Na página 26 do material, construir um boneco utilizando as formas que reservou usando sua criatividade. Por fim, a tarefa é dar um nome ao boneco.

 

MÚSICA: Cara de quê? Vem brincar com a gente e saber mais sobre as expressões faciais. Vejamos no vídeo a seguir:

Link: https://www.loom.com/share/871fdb630b274743b5c2629b70dee612

 

 

Dia 06/07 (segunda-feira)

Produção do livro – parte 3

Link: https://www.youtube.com/watch?v=b_2G3mvJ1bw

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento à toda a diversidade.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Apresentar coordenação motora fina.
  • Desenvolver a criatividade através de pintura e colagem.

 

Descrição: Resgatar o livro enviado para casa – Tudo bem ser diferente. Separar as páginas já trabalhadas anteriormente seguindo os comandos dados pelas professoras: pintar, colar retalhos de tecido e após a decoração do mesmo, completar com as palavras que estão faltando seguindo as orientações.

 

Dia 07/07 (terça-feira)

Brincadeiras – Ivan Cruz – Atividade do Material didático, página 17.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=DLLjBYlI-4g

 

OBJETIVOS:

  • Despertar o interesse pelas brincadeiras antigas descobertas durante a pesquisa com os familiares.
  • Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem a cooperação, respeito mútuo, a solidariedade e outros valores humanos de relevância social.

 

Descrição: Relembrar brincadeiras e brinquedos utilizados na escola. Orientação para a pesquisa com os familiares sobre outras brincadeiras antigas que eles gostavam na infância.

 

ARTE: Atividade interdisciplinar com as obras do artista Ivan Cruz. Vamos assistir ao vídeo para saber mais sobre o artista, suas obras e qual atividade vamos realizar?

Link: https://www.loom.com/share/14e4519375c0432f97c0505f39addcc2

 

Dia 08/07 (quarta-feira)

Ficha de leitura Link: https://www.youtube.com/watch?v=GQDTCQhfHH0

 

Link do gibi: https://drive.google.com/file/d/1nuX-8gd4y-dTqhogFlCuhAr3uZ0yiYHB/view?usp=sharing

 

Link do gibi:

https://drive.google.com/file/d/1eKHcQSTCyKJL3ADFlVufy50sRtE0Ql40/view?usp=sharing

 

Link do gibi: https://drive.google.com/file/d/1Cv-u_nrIben9XDrULunNI-u5bJHg7fB0/view?usp=sharing

 

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (dos pais) livros que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;
  • Escrever, espontaneamente palavras de forma alfabética, usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Representar a história através de desenhos.

Descrição: De acordo com o livro enviado em PDF, responder as questões da ficha de leitura sobre título, autor, editora ou coleção. Ler o livro com ou sem o auxílio dos pais e representar a história na forma de história em quadrinhos.

 

INFORMÁTICA: Material Didático, página 9.  Link: https://youtu.be/iLLHcSmv3hY

 

Dia 09/07 (quinta-feira)

Poema: Diversidade é legal

Link: https://www.youtube.com/watch?v=fhE3Pj4e9dI

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento à toda a diversidade.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Leitura do Poema Diversidade é legal página 19 do material didático. Orientação sobre a atividade de registro no caderno: encontrar palavras em que aparece a letra N, circular ou sublinhar no poema e em seguida registrá-las no caderno.

 

Dia 10/07 (sexta-feira)

Interpretando o poema

Link: https://www.youtube.com/watch?v=jI9NOGakQpw

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento à toda a diversidade.
  • Relacionar elementos sonoros (sílabas) com sua representação escrita.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Registro no material didático, página 20. Responder as questões da página 20, pesquisando o poema da página 19 (as palavras devem ser escritas em sílabas).

Obs.: Explicação da tarefa página 21 do material didático, ligar os pontos na sequência numérica para descobrir a gravura que representa uma diversidade cultural.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA:   Brincadeira elástico: https://youtu.be/OzbQyGBgeHU

 

 

Plano de Atividades do 1º ANO

(29 a 03 de julho)

 

29/06 (segunda-feira)

Jogo da memória

https://www.youtube.com/watch?v=i8cp5aM-04M

 

OBJETIVOS

  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.
  • Apresentar coordenação motora fina.
  • Desenvolver a criatividade através de pintura.

 

Descrição: Jogo da memória com as páginas do livro Tudo bem ser diferente, orientações de como jogar corretamente. No material didático página 10 e 11, mostrar que as crianças têm o mesmo jogo para colorir, recortar e jogar em família. Leitura das páginas através das imagens do jogo.

 

INFORMÁTICA

Material Didático, páginas 07/08.  https://youtu.be/Y7XZ_JrxcN0

 

30/06 (terça-feira)

Produção do livro – parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=l4eFDpiGqgw

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento à toda a diversidade.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Apresentar coordenação motora fina.
  • Desenvolver a criatividade através de pintura e colagem.

 

Descrição: Resgatar o livro enviado para casa: Tudo bem ser diferente. Separar as páginas já trabalhadas anteriormente seguindo os comandos dados pelas professoras: pintar, colar as aparas de lápis de cor (as sobras de madeira após apontar o lápis) e após a decoração do mesmo, completar com as palavras que estão faltando seguindo as orientações.

 

 01/07 (quarta-feira)

Jogo da trilha

https://www.youtube.com/watch?v=g-aPoPAsqwA

OBJETIVOS:

  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.
  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o parlamento e outros agrupamentos.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.

 

Descrição: Orientações sobre a maneira correta do jogo da trilha, observando as imagens do jogo e fazendo questionamentos sobre as páginas do livro “Tudo bem ser diferente”. Ao término do jogo, realizar a atividade de registro na página 13 do material didático, completar a trilha com os números que estão faltando.

 

02/07 (quinta-feira)

Tarefa em família

https://www.youtube.com/watch?v=wLgnGiIAeTk

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento a toda a diversidade.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética, usando letras/grafemas que representem fonemas.

Descrição: Explicação da pesquisa com os pais que deve ser registrada na página 14 do material didático.

Obs.: Fotografar a página da tarefa para enviar para escola, para futuras atividades.

 

MÚSICA

Brincadeira com as Músicas: 1. A boca do jacaré.  2. O jacaré foi passear lá na lagoa.

https://www.loom.com/share/414968f634b549cb8ffcbe7d9cac0fde

 

03/07 (sexta-feira)

Somando com dados

https://www.youtube.com/watch?v=6OhhzTgqe8A

 

OBJETIVOS:

  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso (adição).

Descrição: Utilizar o dado para arremessar e contar as quantidades de bolinhas, registrar essa quantidade e arremessar novamente registrando a segunda quantidade. Para somar as quantidades, as crianças podem utilizar recursos como: tampinhas de garrafa, palitos de picolé, bolinhas de papel ou de massa de modelar e ainda registrar em forma de desenhos em uma folha de rascunho. Após a brincadeira, realizar a atividade de registro na folha da atividade “somando com os dados”.

Obs.: a marcação da brincadeira pode ser feito em folha ou no caderno.

Lembrete: colar a folha da atividade no caderno.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Boneco de Borracha

https://drive.google.com/file/d/18JNS-jkWfAJ0lflPZyuqCC82m6m4LNGr/view?usp=sharing

 

Abraços! Professoras do 1º ano

 

Plano de atividades do 1º ANO

(Dias 25 e 26/06)

 

25/06 (quinta-feira)

Correção do ditado dos números.

https://www.youtube.com/watch?v=FjqFPncQkD8

 

OBJETIVOS:

  • Resolver e registrar desafios matemáticos através da correção (ditado).

Descrição: Com auxílio das professoras, os alunos deverão corrigir seu ditado (página 9 do material didático), sem apagar o que está incorreto, seguindo o comando de escrever os números corretamente ao lado do número que registrou com alguma falha.

Dica: Bingo dos Números. (explicação na videoaula)

 

INFORMÁTICA

Material Didático, página 06.  https://youtu.be/HLCRHN3uHVQ

EDUCAÇÃO FÍSICA

Amarelinha: https://drive.google.com/file/d/1B7cLgblE6idnXE7KdSq5C9dyFK0Nvskv/view?usp=sharing

 

 

26/06 (sexta-feira)

Ficha de leitura

https://www.youtube.com/watch?v=FpRtVZ-uoNg

https://drive.google.com/file/d/1BcARQfk_mOjYC5AS87LEp5TAMo9bNvTC/view?usp=sharing

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (dos pais) livros que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • Escrever, espontaneamente palavras de forma alfabética, usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: De acordo com o livro enviado em PDF, responder as questões da ficha de leitura sobre título, autor, editora ou coleção. Ler o livro com ou sem o auxílio dos pais, retirar palavras com a letra inicial do seu nome e listar na ficha de leitura, abaixo representar através de desenhos as palavras encontradas.

 

ARTE:

Atividade com as Cores Primárias no material didático, página 4.

Assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=trKmOK5_LN8

 

Professoras do 1º ano

 

 

Semana de 15 a 19/06

 

15/06 (segunda-feira)

 

Ditado de palavras.

https://www.youtube.com/watch?v=t4Xjg58qRbQ

 

OBJETIVOS:

  • Relacionar elementos sonoros, sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Apresentação das primeiras partes do livro: Tudo bem ser diferente, utilizando a brincadeira das imagens escondidas. As professoras questionam uma a outra sobre as imagens e escritas das páginas que escolheram, explicando aos alunos sobre o respeito às diferenças. Em seguida os alunos são orientados a buscarem seu material didático e abri-lo na página 8, onde realizarão o registro do ditado das palavras retiradas do livro apresentado, que serão ditadas pelas professoras.

 

ARTE: Cores Secundárias. https://youtu.be/9VkZ2fwjGdA

 

16/06 (terça-feira)

Correção do ditado.

https://www.youtube.com/watch?v=IUkf3yAgfI0&t=454s

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (palavras) de acordo com as necessidades e interesses.

Descrição: Com auxílio das professoras, os alunos deverão corrigir seu ditado (página 8 do material didático), sem apagar o que está incorreto, seguindo o comando de escrever a palavra corretamente, ao lado da palavra que registrou com alguma falha.

 

MÚSICA: Atividade Cone e Adivinhas https://www.youtube.com/watch?v=NLjDgrgi9ws

 

17/06 (quarta-feira)

Jogando com as palavras.

https://www.youtube.com/watch?v=J–gNyL2Dwc&t=170s

OBJETIVOS:

  • Relacionar elementos sonoros, sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata fazendo a relação de números e quantidades de letras.

Descrição: Atividade em folha, resgatar a atividade enviada com o título: Jogando com as palavras, seguir as orientações do vídeo e exemplos da atividade. Após o registro colar a atividade no caderno e seguir os comandos com novas ideias propostas a partir da atividade trabalhada.

 

18/06 (quinta-feira)

Ditado dos números.

https://www.youtube.com/watch?v=RRELLU1Bugo&t=618s

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o parlamento e outros agrupamentos.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.

Descrição: Resgate dos números que já foram confeccionados em casa. Organizá-los na sequência correta e produzir números de 51 a 80 para ordená-los na sequência.

Material didático página 9: Ditado dos números, seguir as orientações do vídeo.

 

 19/06 (sexta-feira)

 

Produção do livro Tudo bem ser diferente.

https://www.youtube.com/watch?v=z2zQ5mODrgU

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento à toda a diversidade.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Apresentar coordenação motora fina.
  • Desenvolver a criatividade através de pintura e colagem.

 

Descrição: Resgatar o livro enviado para casa: Tudo bem ser diferente. Separar as páginas já trabalhadas anteriormente seguindo os comandos dados pelas professoras: pintar, colar as bolinhas de papel crepom e após a decoração do mesmo, completar com as palavras que estão faltando seguindo as orientações.

 

INGLÊS:  https://youtu.be/dDYXfvV5Xu0

Tema: Comidas páginas 16, 17, 18 e 19.

Vocabulário:

Sem título2

 

 

 

Semana de 08/06 a 10/06/2020

 

08/06 (segunda-feira)

ARTE – Atividade Arte – desenho com farinha

https://youtu.be/LS2ij7-TMnw

MÚSICA –

Atividade Musical – Kokoleoko

https://youtu.be/_PJyRMo_BOA

EDUCAÇÃO FÍSICA – LEVA E TRAZ

https://drive.google.com/file/d/1rW2r1LS-Eu7A9FfO2tZId2MrJoiHaH93/view?usp=sharing

 

09/06 (terça-feira)

Dominó palavras/ imagem.

https://www.youtube.com/watch?v=r4BeNKiNUR8

OBJETIVOS:

  • Reconhecer o sistema da escrita alfabética como representação dos sons da fala;
  • Relacionar corretamente imagens/palavras;
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais seja de derrota ou de sucesso.

Descrição: Orientações sobre a maneira correta do jogo do dominó de palavras com dicas de outras estratégias, que podem ser usadas com auxílio das peças de dominó.

Exemplo: formar frases, separar a palavra em sílabas, ditado de palavras, etc.

 

10/06 (quarta-feira)

Ficha de leitura/ atividades para o caderno

https://www.youtube.com/watch?v=_cgQebQ_AhQ

 

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (dos pais) livros que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;
  • Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas;
  • Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita;
  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.

Descrição: De acordo com o livro enviado, responder as questões da ficha de leitura sobre título, autor, editora ou coleção. Ler o livro com ou sem o auxílio dos pais, retirar 5 palavras que ainda não conheciam e listar na ficha de leitura, abaixo desenhar a parte do livro que achou mais divertida. Atividades de folha, seguir orientações do vídeo (as mesmas devem ser realizadas uma por dia, e em seguida colada no caderno).

 

Semana de 01/06 a 05/06/2020

01/06 (segunda-feira)

https://youtu.be/lb2wgCNvYO4

PESQUISA DE CAMPO: PROCESSO DE RECICLAGEM

Objetivos:

  • Comparar os diferentes materiais presentes nos objetos de uso cotidiano.
  • Reconhecer os vários modos de como são descartados e como podem ser usados os objetos de forma mais consciente.

Descrição: Assistir o vídeo do link que segue abaixo, observar como a família faz a separação do lixo em casa, se existe um lugar apropriado para cada tipo de lixo: papel, orgânico e plástico.

Atividade de registro página 37 do material didático: Colorir cada lixeira com a cor correta e escrever ao lado o que devemos depositar em cada um deles. Ex.: Papel-guardanapo, orgânico-casca de frutas, plástico-garrafas pet.

https://youtu.be/IfJ1z6ahgzk

 

02/06 (terça-feira)

https://youtu.be/V8DvzcHXdgg

ATIVIDADE SOBRE A MÚSICA DIA DA TERRA:

Música: https://drive.google.com/file/d/1IbiYM36PUv7CltzWe5b1pwIob0DnVaCC/view?usp=sharing

Objetivos:

  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras, de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor palavras de acordo com as necessidades e interesses.

Descrição: Assistir o vídeo que está sendo enviado com a música: Dia da Terra para realizar a atividade de registro no material didático, página 38.

Orientações: Circular na letra da música palavras que lembrem a história do Livro do Planeta Terra. Registrar no caderno as palavras que foram circuladas no material didático. Representar a letra da música, através de desenho, em folha A4.

 

03/06 (quarta-feira)

https://youtu.be/FdoSDEyRRis

RESGATE DA HISTÓRIA

Objetivos:

  • Relacionar elementos sonoros sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • Reconhecer o sistema da escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Descrição: As crianças deverão relembrar a história do Livro do Planeta Terra e contá-la aos pais.

Atividade de registro: Registrar na página 39 do material didático, uma palavra referente a história, para cada letra do alfabeto, pode procurar essas palavras nas páginas anteriores do material didático. Caso não encontre palavra para alguma letra do alfabeto, pode usar outra palavra que já conhece.

04/06 (quinta-feira)

https://youtu.be/WS7T9WlpGjk

DITADO DE PALAVRAS.

Objetivos:

  • Relacionar elementos sonoros, sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Para essa atividade precisamos da ajuda do pai/mãe, para escolher 20 palavras que foram registradas na página 39 do material didático, e ditá-las uma a uma. Após a realização do ditado, representar através de desenho as palavras ditadas.

 

05/06 (sexta-feira)

https://youtu.be/4gfWqPsKyh4

CARTA SECRETA

Objetivos:

  • Relacionar elementos sonoros, sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Reconhecer o sistema da escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Descrição: Após terem recebido a carta das professoras, cada criança deverá escrever uma carta para algum colega, sem que ele saiba para quem irá entregar. As cartas serão entregues por meio de um amigo secreto, realizado em sala de aula.

Atividade de registro, página 41 do material didático: Escrever em ordem alfabética, o nome dos colegas de toda turma.

 

SEMANA DE 25/05 – 29/05/2020

 

25/05 (segunda-feira)

https://youtu.be/RmznYSt_7kY

Números Embaralhados.

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.

Descrição: Utilizando os números que foram produzidos para o bingo, as crianças deverão embaralhar todos eles e com a orientação dada, organizar os mesmos na sequência numérica. Outra sugestão é utilizar as 12 gravuras numeradas da brincadeira anterior e colocar cada gravura no local correto de acordo com a sequência numérica.

Atividade de registro, página 31 do material didático: Colorir as tabelas 1 e 2, recortar os números da tabela 2 e colar corretamente na tabela 1.

 

26/05 (terça-feira)

https://youtu.be/omBj_ZWwxzY

Caça-Palavras

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (palavras) de acordo com as necessidades e interesses.

Descrição: Na página 32 do material didático, os alunos deverão encontrar no diagrama, 7 ações que podemos realizar todos os dias, para que faça diferença no planeta Terra. Depois deverão colorir as palavras que foram encontradas.

 

27/05 (quarta-feira)

https://youtu.be/2kTOfRQnOCI

Videoaula Interdisciplinar com as Professoras Regentes

https://youtu.be/DR_YSJgCKWU

 

Formando frase

OBJETIVOS:

  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética, usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

Descrição: Com auxílio do pai/mãe, criar uma frase escolhendo uma das palavras encontradas no diagrama: plantar, reaproveitar, cuidar, apagar, reciclar, economizar e fechar.

Orientação aos pais: Para estimular a imaginação da criança na construção da frase, é importante relembrar onde ou em que situação, as palavras citadas apareceram no livro do Planeta Terra. Exemplos: 1 – O que devemos plantar? Por quê? 2 – No livro aparece que devemos reaproveitar alguma coisa, o que é? De que forma podemos reaproveitar? 3 – O que devemos fechar para economizar energia? Por que devemos economizar? Etc.

Depois dos questionamentos, orientar que a criança forme sua frase com uma palavra escolhida por ele, mostrando como fazer corretamente.

Representar a frase através de desenho, utilizando a técnica do giz molhado ao leite ou utilizando outra ferramenta para colorir: tinta, giz de cera, lápis de cor, etc.

 

28/05 (quinta-feira)

Construindo boliche

https://youtu.be/TIwmw3crqhM

OBJETIVOS:

  • Desenvolver a coordenação motora fina.
  • Reconhecer os vários modos de como podem ser usados os objetos de forma mais consciente.

Descrição: Para construir nosso jogo, vamos precisar de 6 garrafas pet, de qualquer tamanho ou modelo. As crianças deverão colorir e recortar as gravuras que estão na página 36 do material didático e escolher algumas delas para colar em suas garrafas (utilizar fita adesiva).

Lembrete: Quanto mais gravuras colar em cada garrafa, maior a dificuldade da atividade.

 

Jogando Boliche

https://youtu.be/cqGfYw8JxUM

OBJETIVOS:

  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.
  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o parlamento e outros agrupamentos.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.

Descrição: Utilizar bolinha de plástico ou de papel amassado para arremessar nos pinos (garrafas). Orientar o aluno a contar quantos pinos derrubou e registrar, contar as gravuras que aparecem nos pinos derrubados e registrar.

Obs.: o registro pode ser feito em folha ou no caderno, o mesmo não deve ser descartado.

 

29/05 (sexta-feira)

Situações-problema

https://youtu.be/KNjp2orFlj0

 

OBJETIVOS:

  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.
  • Resolver e registrar desafios matemáticos através de jogos e brincadeiras (situações-problema: adição).

Descrição: Registro no material didático, página 35. Quantas figuras têm ao todo? Quantas figuras sobraram? Quantas foram utilizadas no total?

Resgatar o registro de quantidade de garrafas derrubadas no jogo do boliche e registrar a situação-problema: quantos pinos + quantas figuras = total de pontos.

 

SEMANA DE 18 a 22/05

 

18/05 (segunda-feira)

Brincando com as charadinhas: https://youtu.be/zb6m8NLukMg

Objetivo: Desenvolver a atenção, concentração e coordenação motora fina.

Realizar atividades de desafio aceitando e respeitando os resultados, sejam de derrota ou de sucesso.

Descrição: Orientação aos pais: preparar as charadinhas descritas abaixo:

1- O que devo levar de casa para o mercado?

2- O que devo fechar para economizar a água?

3- Eu jogo lixo na?

4- O que devo fechar enquanto escovo meus dentes?

5- O que devo lembrar de apagar?

6- Devo reaproveitar as sobras de?

* Colocá-las em caixa, lata ou saquinho e sorteá-las uma a uma, questionando a criança sobre o que ela já aprendeu. Após a brincadeira, a criança deverá procurar nas gravuras que guardou, a resposta certa e colar no lugar correto em seu material.

Página 23 do material didático.

 

19/05 (terça-feira)

Atividade: Desembaralhando letras (tarefa de casa): https://youtu.be/h91kZwYYnW0

Objetivos: Reconhecer a sequência numérica;

Escrever através de cópia e raciocínio lógico, palavras em sílabas descobrindo a escrita correta.

Descrição: Numerar as figuras da página 25 do material didático na sequência numérica. Ordenar as sílabas de cada item também utilizando a sequência numérica, assim a criança conseguirá descobrir cada palavra embaralhada e escrevê-la corretamente. Finalizar a atividade preenchendo os quadros em branco com o número da figura que representa a palavra.

 

20/05 (quarta-feira)

Atividade de Inglês: https://youtu.be/6G3fBg8al2s

Respirar com o peixinho: https://drive.google.com/open?id=1d1q4vy4RwKmSGeIPg1AkLwjdJ5tSUNSf

 Atividade: Tabela Numérica: https://youtu.be/zDoHvQt1aaI

Objetivos: Desenvolver a atenção, a concentração e a coordenação motora fina;

Reconhecer e registrar corretamente a sequência numérica.

Descrição: Em folha A4 confeccionar uma tabela registrando através de escrita ou colagem os números de 1 a 50, respeitando a sequência correta.

Cortar pedaços pequenos de papel, registrar corretamente os números de 1 a 50 e reservar em caixa, lata ou saquinhos.

Escolher números aleatórios e registrar um número em cada gravura já colorida da página 24 do material didático

 

21/05 (quinta-feira)

Atividade: Bingo dos Números: https://youtu.be/pBapWd_jWH0

Objetivos: Desenvolver a atenção e concentração;

Reconhecer a sequência numérica.

Descrição: Sortear os números solicitados anteriormente, orientando que a criança pinte em sua tabela, apenas o número que aparecer em suas gravuras.

Atividade de registro: Material didático página 30.

1- Colorir os 12 números na tabela do material.

2- Desenhar a maior quantidade que você registrou nas suas gravuras.

3- Desenhar a menor quantidade que você registrou nas suas gravuras

INFORMÁTICA: https://youtu.be/Jv8E-3swLHs

 

22/05 (sexta-feira)

Atividade: Finalização do Livro do Planeta Terra e Carta Enigmática:

https://youtu.be/34nCxlzBoZ8

Objetivos: Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico.

Desenvolver a coordenação motora fina.

Descrição: Leitura das partes finais do Livro do Planeta Terra.

Atividade: Pintura com Aquarela: https://www.youtube.com/watch?v=nsUEeBHA87I&feature=youtu.be

Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.

Descrição: Colorir as gravuras no material didático páginas 26, 27 e 28, utilizando tinta aquarela, anilina ou tinta guache com o uso do cotonete ou lápis aquarelável.

Atividade de registro: Colorir e recortar as imagens da página 29 do material didático e colar no local correto na página 28, finalizando a carta enigmática.

Brincadeira Pano encantado:

https://youtu.be/KO8zRp-O3IA

Através da brincadeira a criança prepara-se para a vida, assimila a cultura do meio em que vive, a ele se integra, aprendendo a cooperar com seus semelhantes, a conviver como um ser social.

*Objetivos: aprimorar a coordenação motora ampla e fina;

Demonstrar iniciativa e autonomia na realização das brincadeiras;

Aguçar o gosto pela música e dança.

Atividade de dança com tecido e auxílio musical, em que a professora dá comandos a serem realizados pelos alunos.

 

SEMANA DE 11 a 15/05

11/05 (segunda-feira)

Atividade no caderno – recorte, colagem e escrita: https://youtu.be/Za2fXubuwHY

12/05 (terça-feira)

INFORMÁTICA

https://youtu.be/gAgwPC79U3s

História de Varal (O livro do planeta Terra): https://youtu.be/z8Y3Tq1LgbI

Objetivo: Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico.

Descrição: Relembrar as páginas anteriores do livro, contação de história tendo como recurso visual as páginas do livro dispostas uma a uma em varal.

Páginas: 20 e 21 do material didático: https://youtu.be/w1kdWJQjofg

Pintura fofa: https://youtu.be/F-QsPMUkTdE

Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina, a concentração, a atenção e a criatividade.

Descrição: Colorir as gravuras no material didático utilizando grampo de roupa, esponja e tinta colorida (pode ser tinta caseira, segue link com a receita)

13/05 (quarta-feira)

Brincadeira Musical:  https://youtu.be/gPehV1xSJQc

EDUCAÇÃO FÍSICA:

https://drive.google.com/open?id=1iJXqXjJBGnzdq2GTnT_X10HjBiCYupav

14/05 (quinta-feira)

Colorindo gravuras: https://youtu.be/BkmS85xfTNg

Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina, a atenção e a concentração.

Descrição: Observar as imagens do material associando com a história do livro do Planeta Terra, colorir cada uma delas, recortar e guardar para realizar as próximas atividades.

Página 24 do material didático.

Sorteio das gravuras: https://youtu.be/PXhnAq_DBM8

Objetivos: Segmentar oralmente palavras em sílabas;

Relacionar elementos sonoros (sílabas) com sua representação escrita.

Descrição: Selecionar as seguintes gravuras já coloridas da página 24: menina, lata, pizza, minhocas, livro, papel, árvore, água, calção e lixo. Colocá-las em caixa, lata ou saquinho e sorteá-las uma a uma oralizando o nome da gravura em sílabas. Com o material em mãos, descobrir a sílaba que está faltando. Preencher com a sílaba descoberta e finalizar colando as gravuras no lugar correto.

Página 22 do material didático.

 15/05 (sexta-feira)

Atividade de Artes: https://youtu.be/IQxI6IBUIkI

 

04/05 (segunda-feira)

Atividade – fazendo peixinhos: https://youtu.be/CYdedOXzshA

05/05 (terça-feira)

Brincadeira Juntando Sílabas: https://youtu.be/RALwmnsqK5w

06/05 (quarta-feira)

EDUCAÇÃO FÍSICA:

https://drive.google.com/open?id=15dkiXY7hr7f_FQ65pc0fuele4aqYlosQ

07/05 (quinta-feira)

Atividade no material didático – página 18: https://youtu.be/CTO-vBSGl6w

08/05 (sexta-feira)

Atividade material didático – página 19: https://youtu.be/NF9T6reksAo