1 ° Ano – Vespertino

PLANO DE ATIVIDADES 1º ANO VESPERTINO

 

28/09/20 (segunda-feira)

 

Interpretando o texto (laços de carinho)

Link: https://www.youtube.com/watch?v=el0CEcT_EKo&t=19s

 

OBJETIVOS:

  • Relacionar elementos sonoros (sílabas) com sua representação escrita.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Responder as questões no material didático página 8 oralmente, pesquisando o bilhete. Registro no material didático página 9.

 

29/09/20 (terça-feira)

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema: Bandeja colorida

Objetivo: Encaixar a bolinha na cor solicitada

Link: https://drive.google.com/file/d/1vVcdyYaRMczu4UtvouJxv5iTNt3DGhBf/view?usp=sharing

 

30/09/20 (quarta-feira)

 

Aula em tempo real

Link: https://meet.google.com/kda-qbgs-aco

Horário: 14h00min.

 

Tema: Conhecendo o calendário.

Material didático: Página 12, um calendário do ano atual para explorá-lo.

 

01/10/20(quinta-feira)

 

ARTE

Tema: Pintura dirigida (Página 15)

Link: https://www.loom.com/share/e4e54d0217b14d31ac433bca335227cb

MÚSICA

Tema: Atividade rítmica com figuras e formas.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=SGgHPCz0i-k

 

02/09/20(sexta-feira)

 

HISTÓRIA: O GRÚFALO

Link: https://youtu.be/auGabuHwIGo

Será que o pequeno pode vencer o grande? O que mais vale: a força física ou a inteligência? O Grúfalo traz uma versão surpreendente para esses questionamentos tradicionais na formação das crianças, valorizando a força da palavra e da criatividade. A história envolve suspense, surpresa e ao mesmo tempo apresenta elementos de repetição e previsibilidade no uso da linguagem. As ilustrações colaboram para despertar o interesse pela história. Em seguida uma atividade muito divertida utilizando o nome, a atenção, concentração e coordenação motora ampla. 

Link PDF de Atividades

https://drive.google.com/file/d/16Igqum2FLj5cyTKg7Ff_7LdspE0FYFLO/view?usp=sharing

 

Beijos cheios de amor das Professoras do 1º ano.

 

 

Plano de atividades – 1º ANO

 

21/09 (segunda-feira)

Jogo ação e emoção

Link: https://www.youtube.com/watch?v=JpMMu8OKu94

 

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (palavras) de acordo com as necessidades e interesses.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética, usando letras/grafemas que representem fonemas.

 

Descrição: Jogo com frases relacionadas as emoções, explicativo sobre sentimentos e orientações para que as crianças escolham um ou mais sentimentos e descrevam através de uma frase em seu caderno.

 

22/09 (terça-feira)

ARTE E MÚSICA

Olá galerinha! Tudo bem?

Vamos conhecer algumas obras da Tarsila do Amaral e realizar a atividade da página 14 do material de ARTE, ok?

Link: https://www.loom.com/share/793a6361dae84f9ab7138ab7f6418678

Na aula de Música vamos brincar com colheres e potes, ok?

Link: https://www.loom.com/share/00aa77b50d924a41b48f3df2695727af

 

23/09 (quarta-feira)

Aula em tempo real

Link: https://meet.google.com/kda-qbgs-aco

Horário: 14h00min.

Tema: Laços de carinho (bilhete)

Material didático: Página 8.

 

24/09 (quinta-feira)

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema: resgate de brincadeira/pula elástico

Link: https://drive.google.com/file/d/19xv7y0TYQN48o9lCq2-aRHVAvI7DEyqN/view?usp=sharing

 

25/09 (sexta-feira)

História: Maria vai com as outras

Link: https://www.youtube.com/watch?v=mOXK9iBnwEI

 

OBJETIVOS:

  • Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
  •  Estimular a criatividade e o imaginário.
  •  Refletir sobre a identidade (Quem sou eu?)

Moral da história: Mostrar para as crianças que cada ser tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.

Sugestão de atividades, fazer se quiser.

Link do PDF da História: https://drive.google.com/file/d/193TYKK0AQoiTdxowg07SAimYfLTs1OSO/view?usp=sharing

Link do PDF das Atividades:
https://drive.google.com/file/d/1k-KvfJQBsxbO8FQt0OU9UwWJUdPmq7gy/view?usp=sharing

 

Abraços apertados das professoras do 1º ano!

 

 

Plano de atividades – 1º ANO

 

14/09 (segunda-feira)

Brincando com Cascão

Link: https://www.youtube.com/watch?v=slm1_QXsA5g

 

OBJETIVOS:

  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.
  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o parlamento e outros agrupamentos.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.
  • Resolver e registrar desafios matemáticos através de jogos e brincadeiras (adição e subtração).

 

Descrição: Vídeo explicativo sobre adição com materiais concretos. Atividade de registro em folha, completar os quadrinhos em branco com o resultado correto da adição.

 

Link PDF da atividade:

https://drive.google.com/file/d/1WGILlwUc3b33tf6OpGeYzklEXRYlf2Rm/view?usp=sharing

 

15/09 (terça-feira)

EDUCAÇÃO FÍSICA

TEMA: BOLA NA PAREDE

Link: https://drive.google.com/file/d/1llDnKBQbEQwhc4B8kry-zWc0uFkBF632/view?usp=sharing

INFORMÁTICA:

Tema: Material Didático. Página: 12 Agora é com você!

Link https://youtu.be/apNgdr82wSM

PDF orientações por escrito https://drive.google.com/file/d/1CgWEk9WsrDzvK_I68zgxQZzvgdju6mq4/view?usp=sharing

 

16/09 (quarta-feira)

ARTE E MÚSICA

Olá meus amores! Hoje nossa atividade será um autorretrato, vamos começar com uma música bem bonita. Vocês são incríveis! Vejam a videoaula.

Link: https://www.loom.com/share/3c94eaa6192a4391995692bb62b60c22

 

17/09 (quinta-feira)

Aula em tempo real

Link: https://meet.google.com/kda-qbgs-aco

Horário: 14h00min.

Tema: Jogando com as palavras.

Material: Atividade extra (folha para colar no caderno, caderno, lápis, borracha)

 

Link PDF da atividade:

https://drive.google.com/file/d/1KOvKFDx96R6mN9ms4-dydn_CJutjKP8T/view?usp=sharing

 

18/09 (sexta-feira)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – A ONÇA FELINDA

Link: https://youtu.be/79mV5Sze_uE

  

OBJETIVOS:

  • Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
  •  Estimular a criatividade e o imaginário.

 

PDF de atividades sobre a História Cantada.

Linkhttps://drive.google.com/file/d/1RV-1UK2AqnjNInFdpm5IyYb1hW08lpfE/view?usp=sharing

 

Abraços apertados das professoras do 1º ano!

 

 

PLANO DE ATIVIDADES – 1º ANO

 

Nesta semana por motivo do feriado não haverá aula em tempo real.

 

07/09 (segunda-feira) Feriado – Independência do Brasil

 

08/09 (terça-feira)

INGLÊS

Videoaula: Nature (continuação)

Link: https://www.loom.com/share/3e30d0388529485b921d41592c32a564

 

09/09 (quarta-feira)

Jogo da trilha

Link: https://www.youtube.com/watch?v=t7p9oSHmLLI

 

OBJETIVOS:

  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.
  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.
  • Resolver e registrar desafios matemáticos, através de jogos e brincadeiras (adição e subtração).

 

Descrição da atividade: Vídeo explicativo sobre adição e subtração com materiais concretos. Atividade de registro em folha, o aluno deverá completar a trilha com o resultado correto da adição ou subtração que está descrito.

Lembre-se! Para facilitar a sua compreensão utilize material concreto  para contar!

PDF da atividade

Link:

https://drive.google.com/file/d/1nLoBKtWfgjMkSsTJ1WWbpKApLg-w2cye/view?usp=sharing

 

10/09 (quinta-feira)

EDUCAÇÃO FÍSICA – Tema: Balangandã

Link:

https://drive.google.com/file/d/1nMamnfVK_KtfavezQLfvQGAW_Z2UHXfi/view?usp=sharing

 

11/09 (sexta-feira)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: HISTÓRIA DE SOMBRAS: PINÓQUIO

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ijDQPyg5Uxs

 

Objetivos:

  • Desenvolver a coordenação motora.
  • Potencializar a psicomotricidade.
  • Reconhecer as letras que fazem parte do seu nome.
  • Registrar espontaneamente o nome.
  • Desenvolver e aprimorar a criatividade.
  • Ampliar o vocabulário, a partir de histórias contadas.

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA REALIZAR APÓS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA:

Link: https://drive.google.com/file/d/1QgI3iV1DSFjkW3_Pa_TrDWn7RV51gqLi/view?usp=sharing

Fiquem bem e até a próxima semana meus amores!

Professoras do 1º ano!

 

 

PLANO DE ESTUDOS DO 1º ANO Vespertino

LEMBRANDO QUARTA-FEIRA DIA 02/09 TEMOS ENCONTRO EM TEMPO REAL,

PREPARE-SE!

 

31/08 (segunda-feira)

Brincando com sílabas

https://www.youtube.com/watch?v=0uw0m7WVPyw

OBJETIVOS:

  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética, usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • Relacionar elementos sonoros (sílabas) com sua representação escrita.

Descrição: Atividade de registro em folha, colorir e recortar as sílabas do quadro em anexo, colar no local correto formando palavras conforme orientação do vídeo.

PDF da atividade:

https://drive.google.com/file/d/192zSNHmMEhKtFzPvs3ys7GJJob1-eLLV/view?usp=sharing

 

01/09 (terça-feira)

 INFORMÁTICA:

Tema: LETRAS ANTES E DEPOIS DO NOME – (PROGRAMA WORD)

Link: https://youtu.be/drkc2iDToAs

PDF orientações por escrito https://drive.google.com/file/d/1AQyFhDchrFnsptqgekH2Y0juypEYV2Gu/view?usp=sharing

EDUCAÇÃO FÍSICA

Link: https://drive.google.com/file/d/1QonKsgSOyXUrZwXaaaTls3aEzCj2Vz6R/view?usp=sharing

 

02/09 (quarta-feira)

Aula em tempo real – 18h30min (o link será enviado TAMBÉM por WhatsApp)

Link https://meet.google.com/gtu-rmua-mrp

Tema: Vamos somar (adição)

Material: Atividade extra (folha para colar no caderno, caderno, lápis, borracha, material concreto para auxiliar durante as adições)

PDF da atividade:

https://drive.google.com/file/d/1tHdSWjdcfPaEx8U8uzHapHPOjcLQBTNO/view?usp=sharing

 

03/09 (quinta-feira)

ARTE E MÚSICA: Olá meus amores!

Hoje vamos fazer uma atividade bem divertida. Arte com carvão (página 11 – vídeo 1) e adivinhas na aula de Música (vídeo 2). Seguem link´s:

Vídeo 1: https://www.loom.com/share/1ff4925a63364a2f9c60ef836b6a11bd

Vídeo 2: https://www.loom.com/share/34f607fba7994586bf63e7f9563cf26b

 

04/09 (sexta-feira)

Sugestão de atividades para a Contação da história: Se criança governasse o mundo…

https://drive.google.com/file/d/1oPIdMtZDyICQkC2UHi3Wl6z-y7UPN76Q/view?usp=sharing

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: E SE AS CRIANÇAS GOVERNASSEM O MUNDO!

Link: https://youtu.be/mVhQBoIDN9g

Objetivos:

  • Enriquecer as experiências infantis.
  • Desenvolver as formas de linguagem.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Desenvolver a confiança na força do bem.

Descrição: A história foi contada utilizando vários objetos e recursos, para que os alunos apreciem e entrem no mundo da imaginação.

 

Beijos com sabor de caramelo das professoras do 1º ano.

 

 

Plano de atividades do 1º ANO Vespertino

(Dia 24 a 28/08 de agosto)

LEMBRANDO QUARTA-FEIRA DIA 26/08 TEMOS ENCONTRO EM TEMPO REAL,

PREPARE-SE!

 

24/08 (segunda-feira)

Atividade divertida

Link: https://www.youtube.com/watch?v=U3hBD5k3CcY

 

OBJETIVOS:

  • Relacionar elementos sonoros (sílabas) com sua representação escrita.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Atividade de registro em folha, completar as palavras com as sílabas corretas conforme flechas indicativas orientadas no vídeo.

 

PDF da atividade:

https://drive.google.com/file/d/1TRiFzULICszWb4MzelGCtN_XZLEjfmSX/view?usp=sharing

 

25/08 (terça-feira)

ARTE E MÚSICA: Oi meus amores!

Vamos fazer a atividade de Arte na página 10 e depois brincar com copos na atividade de Música. Vem ver na videoaula abaixo:

Link: https://www.loom.com/share/971a53d68df84e35a6b0912b3e790b7b

 

26/08 (quarta-feira)

Aula em tempo real –18h30min. (o link será enviado TAMBÉM por WhatsApp)

Link: https://meet.google.com/rzm-fyvm-jmo

Aula em tempo real

Tema: Brincando com os números (adição)

Material: Atividade extra (folha para colar no caderno, caderno, lápis, borracha, material concreto para auxiliar durante as adições).

PDF da atividade:

https://drive.google.com/file/d/1O62bgn6BnFMS7HFWNX70gO8meZznh_l8/view?usp=sharing

 

27/08 (quinta-feira)

EDUCAÇÃO FÍSICA: Tema: Balão para cima

Link: https://drive.google.com/file/d/1Z0IAC5lnqYc5b5Ene3HbYueE0u9TjOPW/view?usp=sharing

 

28/08 (sexta-feira)

Relatório: Contação de História.

A Roupa Nova do Rei é um conto de fadas de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen, e foi inicialmente publicado em 1837.

Moral da história:

Precisamos nos esvaziar de conceitos pré – concebidos assim como uma criança no meio da multidão fez, olhando para o Rei e dizendo: “O Rei está pelado!”, fazendo com que todos abrissem os olhos e percebessem a verdade. Poder nos expressar e criticar maiorias ou minorias, pois isto nos faz questionar a nossa existência.

“Ser rei não te desobriga a enxergar o vazio.”

História: A Roupa Nova do rei.

Link:  https://youtu.be/s7Mc_5e82Cg

  • Objetivos: Desenvolver consciência crítica frente aos acontecimentos na sociedade como um todo.

 

Abraços das Professoras 1º ano.

 

 

Plano de atividades do 1º Ano Vespertino

(Dia 17 a 21 de agosto)

LEMBRANDO QUARTA-FEIRA DIA 19/08 TEMOS ENCONTRO EM TEMPO REAL,

PREPARE-SE!

 

17/08 (segunda-feira)

Tiro ao alvo

Link: https://www.youtube.com/watch?v=CwvRbQahZlU

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.

 

Descrição: Orientações de como fazer seu tiro ao alvo, dando para os alunos a ideia de que eles desenhem na calçada ou em papel. Utilizando tampinhas de garrafa ou pedrinhas, as crianças deverão arremessar no tiro ao alvo tentando acertar o maior número apresentado, no material didático ou no caderno, anotar os números que conseguiu acertar. O registro da atividade será no material didático, página 36, colorir o número que teve maior número de acertos durante a brincadeira.

 

18/08 (terça-feira)

ARTE E MÚSICA: Olá queridos alunos e queridas alunas!

Vamos fazer a atividade da página 9 do material didático de ARTE.

Para atividade de MÚSICA separem duas colheres pra gente brincar com a música: A Ram Sam Sam.

Assista a videoaula abaixo:

Link: https://www.loom.com/share/e170aa1187a6476c9518bf7c7868b092

 

19/08 (quarta-feira)

Tema: Relação Número e quantidades e Ditado de números (0 a 50)

Material para realização: brinquedos (pecinhas de montar, carrinhos pequenos, bonecas pequenas – importante ter quantidades dos brinquedos que vocês tiverem em casa) caderno, lápis de cor, lápis e borracha.

Aula em tempo real –18h30min. (o link será enviado TAMBÉM por WhatsApp)

 

Link: https://meet.google.com/xyx-bzhf-okt

 

20/08 (quinta-feira)

INFORMÁTICA: Programa Paint – SUBTRAÇÃO – Link: https://youtu.be/NrHx_RudRr4

 

21/08 (sexta-feira)

Mensagem final – Material Didático

Link: https://www.youtube.com/watch?v=2qJblD8iuIA&t=22s

OBJETIVOS:

 

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (palavras) de acordo com as necessidades e interesses.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética, usando letras/grafemas que representem fonemas.

 

Descrição: Para encerrar o material didático do segundo trimestre, as professoras realizarão a leitura da mensagem da página 42. Após a leitura, as crianças serão orientadas a encontrar as palavras solicitadas pelas professoras, circulando as mesmas para em seguida produzir uma frase que deverá ser escrita no caderno.

 

Abraços das Professoras 1º ano.

 

 

Plano de atividades do 1º Ano Vespertino.

(Dia 10 a 14 de agosto)

 

10/08 (segunda-feira)

Meus dentinhos

Link: https://www.youtube.com/watch?v=8myDhFRU0v0

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e fazer o uso dos hábitos de higiene para a boa manutenção de sua saúde.
  • Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

 

Descrição: Material didático página 34. Acompanhar a leitura das professoras e identificar no texto as palavras solicitadas grifando cada uma com a cor correta, conforme orientações do vídeo.

 

11/08 (terça-feira)

ARTE E MÚSICA: Olá queridos alunos e queridas alunas!

Vamos fazer a atividade da página 8 do material didático e saber quais são as CORES QUENTES e as CORES FRIAS, ok? Depois vamos brincar com a Dança do Movimento!

Vem ver a videoaula a seguir:

Link: https://www.loom.com/share/3ed4d652b2bc4bc2ade9093c318e514a

 

12/08 (quarta-feira)

Aula em tempo real: videochamada 18h30min.

Link: https://meet.google.com/qku-hxhj-ttk

Tema: Corpo humano (montando personagens)

Material didático: páginas 37 e 38     

 

13/08 (quinta-feira)

EDUCAÇÃO FÍSICA: Tema: Balão para cima

Link: https://drive.google.com/file/d/19HpOmRJdLWPLn_xsQThn9_qASfSFHHGu/view?usp=sharing

INGLÊS: Tema da aula: NATURE

Link: https://www.loom.com/share/99ab4ef689d9442bbfe28cfa200578cb

 

14/08 (sexta-feira)

Sílabas embaralhadas

Link: https://www.youtube.com/watch?v=YwNZ2YcaK_U

 

PDF sílabas embaralhadas

Link: https://drive.google.com/file/d/1Xd5Ty0aLctHQnik4g8QOyUiNxvYq8TqW/view?usp=sharing

 

OBJETIVOS:

  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética, usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • Segmentar oralmente e por escrita palavras em sílaba.

 

Descrição: Material didático página 35. Seguindo as orientações do vídeo, as crianças deverão brincar com as sílabas embaralhas, formando palavras. Em seguida registrá-las corretamente no local indicado no material e representá-las através de desenho.

 

 

 

Plano de atividades do 1º ANO

(Dia 03 a 07 de agosto)

 

03/08 (segunda-feira)

Minhas Características

https://www.youtube.com/watch?v=pBYgeGdiFRk

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento a toda diversidade.
  • Reconhecer suas características físicas, dando valor a elas.
  • Descrever suas características, como também identificando semelhanças e diferenças entre pessoas.

Descrição: Material didático página 31. A partir das informações passadas no vídeo, onde as crianças deverão perceber as diferenças entre as características físicas das professoras, os mesmos precisarão fazer uma observação sobre as suas próprias características e responder as questões solicitadas no material didático.

        

04/08 (terça-feira)

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR ARTE E MÚSICA.

Vamos descobrir novas cores através de misturas? Atividade na página 7 do material e vamos ouvir e brincar com uma música sobre as cores. Acompanhe na videoaula abaixo:

https://www.loom.com/share/091ef7aa764c4bb2a1f3edb885ddcfef

 

05/08 (quarta-feira)

Por que precisa tomar banho?

https://youtu.be/67wmrRwnLgE

 

Cartaz da higiene

https://www.youtube.com/watch?v=4KG76ucVjaY

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e fazer o uso dos hábitos de higiene para a boa manutenção de sua saúde.
  • Realizar atividades em casa demonstrando compreensão e autonomia.

Descrição: Material didático página 32. O aluno deverá seguir orientações do vídeo (produtos de higiene pessoal como: sabonete, shampoo, creme dental, fio dental entre outros e onde cada um deve ser usado de maneira correta) para confeccionar um cartaz da higiene, seguindo o modelo do material didático.

 

06/08(quinta-feira)

INFORMÁTICA

Programa Paint: Adição   https://youtu.be/zAYCIVRPlFY

 

07/08 (sexta-feira)

Cruzadinha da higiene

https://www.youtube.com/watch?v=8jTgisW-QnM

OBJETIVOS:

  • Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • Reconhecer e fazer o uso dos hábitos de higiene para a boa manutenção de sua saúde.

Descrição: Material didático página 33. Observar os desenhos na página indicada e seguindo as orientações do vídeo, completar as frases e a cruzadinha a seguir.

Beijos das Professoras do 1º ano.

 

 

 

Plano de atividades 1º ANO

 

27/07 (segunda-feira)

 

Estoura balão: Atividade divertida

Link: https://www.youtube.com/watch?v=BZ_O4KIgEhk

 

OBJETIVOS:

  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética, usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • Segmentar oralmente e por escrita palavras em sílaba.

 

Descrição: Brincadeira estoura balão feita entre as professoras, orientando a maneira correta para ser executada. Após estourar o balão e encontrar os números, adicionar as sílabas correspondentes, e registrar na folha no local correto.

 

ARTE: Vamos trabalhar com linhas e grãos para aprimorar nossa coordenação motora? Vejamos no vídeo a seguir:   https://youtu.be/wy0Ojutn1As

 

28/07 (terça-feira)

 

Construindo um boneco diferente

Link: https://www.youtube.com/watch?v=6tmcU3DBSxI

 

OBJETIVOS:

  • Desenvolver a coordenação motora fina.
  • Desenvolver a atenção, concentração e a criatividade.
  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento a toda a diversidade.

 

Descrição: Orientações sobre a construção de um boneco diferente, utilizando diversos materiais recicláveis como: tecido, papelão, EVA, caixas de leite, rolo de papel higiênico, papel, tinta, cola, etc.

 

MÚSICA: Vem brincar e fazer um instrumento musical com a Tia Mari? Vamos precisar de:

  • Um rolinho de papel higiênico ou papel-toalha;
  • Um balão;
  • Tesoura;

Veja as orientações na videoaula a seguir: https://youtu.be/MIhNGIVZ9wM

 

29 a 31/07 (quarta-feira a sexta-feira)

 

Atividades extras

Link: https://www.youtube.com/watch?v=kzHcSgb9_k0

OBJETIVOS:

  • Reconhecer o sistema da escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • Resolver e registrar desafios matemáticos através de jogos e brincadeiras (adição).

 

Descrição: Atividades em folha para colar no caderno, essas atividades deverão ser realizadas até o fim da semana. As mesmas deverão ser feitas a partir das orientações dadas no vídeo.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA:

Link: https://drive.google.com/file/d/1sv3KBbHSkUT8LWTK9vISYAyyeRbm6L66/view?usp=sharing

Bom trabalho Professoras do 1º ano

 

 

 

 

Plano de atividades do 1º ANO

 

20/07 (segunda-feira)

Produção textual      

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Xze81ZJnq08

OBJETIVOS:

 

  • Relacionar elementos sonoros, sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Registro no material didático página 27. Seguindo as orientações do vídeo, construir um texto contando uma história sobre o boneco: ele precisa ter um nome, o que ele gosta de fazer, onde ele mora, qual a sua comida predileta, onde estuda, e está em que ano na escola.

 

21/07 (terça-feira)

Brincando no espelho

Link: https://www.youtube.com/watch?v=xFzvi71DR7k

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento a toda diversidade.
  • Reconhecer suas características físicas, dando valor a elas.

 

Descrição: Brincar em frente ao espelho observando suas características físicas, fazer caretas, expressões faciais, etc. Prestar atenção a cor de seus olhos, cabelo, pele. Observar sua altura, a roupa que está usando, entre outros. Após a brincadeira, o aluno deverá desenhar-se no espaço reservado em seu material didático, página 28.

 

Atividade interdisciplinar com Arte e Educação Física:

Link: https://drive.google.com/file/d/16oHTgFIb95fcfCgMl10rSKPrBFQul84W/view?usp=sharing

 

22/07 (quarta-feira)

Ficha de leitura

Link: https://www.youtube.com/watch?v=opgLXziiEy4

Livros em PDF

 

A MENINA DAS ESTRELAS

Links do PDFs:

https://drive.google.com/file/d/1GcEk_IqVRuBkoEUU2lsE5x8nDZyQ5lAN/view?usp=sharing

O MENINO E O FOGUETE

https://drive.google.com/file/d/1XVJ6u6t4yEnVKMXwL1gqVJ2oUoGRSDQq/view?usp=sharing

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (dos pais) livros que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;
  • Escrever, espontaneamente palavras de forma alfabética, usando letras, grafemas que representem fonemas.

 

Descrição: De acordo com os livros enviados em PDF, responder as questões da ficha de leitura

(enviada na pastinha) sobre título, autor, editora ou coleção. Ler o livro com ou sem o auxílio dos pais e retirar palavras que tenham as sílabas: MA – ME – MI – MO – MU e registrar no espaço indicado.

 

INFORMÁTICA –

Material Didático, página 11.

Link: https://youtu.be/NXkZ7FG9Pik

 

23/07 (quinta-feira)

Poesia Meu Corpo

Link: https://www.youtube.com/watch?v=UBBlxqcnQNo

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar e ler diversos tipos de textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
  • Reconhecer o sistema da escrita alfabética como representação dos sons da fala.

 

Descrição: Material didático página 29. Leitura do poema Meu Corpo, orientando para que os alunos procurem por outras poesias ou autores na internet. Após a leitura procurar na poesia palavras onde aparece a letra R (inicial, medial ou final), circular e registrar no caderno.

 

24/07 (sexta-feira)

Interpretando a poesia

Link: https://www.youtube.com/watch?v=AfflQ8AHz1I

 

OBJETIVOS:

  • Relacionar elementos sonoros (sílabas) com sua representação escrita.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Registro no material didático, página 30: responder as questões da página 30 pesquisando a poesia da página 29 e completando com as sílabas corretas a cada questionamento.

 

PLANO DE ATIVIDAES DO 1º ANO

(SEMANA DO DIA 13 A 17 DE JULHO)

 

13/07 (segunda-feira)

 

Bingo dos números

Link: https://www.youtube.com/watch?v=MJBwkcTEgW8

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • Realizar atividades de desafio como jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.

 

Descrição: Utilizando os números que foram produzidos para o bingo, as crianças deverão acrescentar os números de 80 a 100. Elaborar cartelas de bingo para jogar em família, sortear alguns números até completar suas cartelas e em seguida embaralhar os números de 50 a 100 e tirar um a um para o jogo do bingo. Cada acerto pode ser pintado, registrado com um x ou marcado com sementes ou bolinhas de papel.

 

INFORMÁTICA: Material Didático, página 10.

Link: https://youtu.be/ab8G8GfvEh0

 

14/07 (terça-feira)

Sopa dos números

Link: https://www.youtube.com/watch?v=2S6hARtjkxQ

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o parlamento e outros agrupamentos.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.

 

Descrição: Na página 23 do material didático, os alunos deverão colorir e recortar os números de 50 a 89 e reservar. Na página 22 do material didático, resgatar os números já recortados e colá-los na sequência correta conforme orientações do vídeo, para finalizar, completar a tabela com os números que estão faltando para chegar até o100.

 

15/07 (quarta-feira)

Brincando com as formas geométricas

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Z5lmqtYKlA4

 

OBJETIVOS:

  • Identificar e nomear as figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) no uso cotidiano.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.

 

Descrição: Apresentação das formas geométricas nomeando cada uma delas. Orientação de brincadeiras com as formas para que os alunos construam bonecos, animais, casas, etc. Solicitar que os alunos utilizem materiais recicláveis para construção de suas peças geométricas (papelão, caixa de sapato, caixa de leite, etc).

 

ARTE: Vamos revisar as cores primárias e secundárias. Depois, acompanhar no vídeo abaixo como fazer a atividade da página 6 do material didático, ok?

Link: https://www.loom.com/share/53f761c5f05741e3bd63f88f83fd7b6f

 

16/07 (quinta-feira)

Cruzadinha  

Link: https://www.youtube.com/watch?v=iOa91Tet6h0

 

OBJETIVOS:

  • Identificar e nomear as figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) no uso cotidiano.
  • Identificar fonemas e sua representação por letras.

 

Descrição: Relembrar o nome das formas geométricas trabalhadas anteriormente e seguindo as orientações do vídeo, completar a cruzadinha na folha para colar no caderno.

Observação: triângulo, retângulo e círculo têm acentos.

 

17/07 (sexta-feira)

Boneco com formas geométricas

Link: https://www.youtube.com/watch?v=8IdUh3PIzpI

 

OBJETIVOS:

 

  • Identificar e nomear as figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) no uso cotidiano.
  • Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.

 

Descrição: Registro no material didático, páginas 25 e 26. Seguindo as orientações do vídeo, os alunos deverão colorir com suas cores favoritas as formas geométricas que estão na página 25, depois de coloridas deverão recortar e reservar. Na página 26 do material, construir um boneco utilizando as formas que reservou usando sua criatividade. Por fim, a tarefa é dar um nome ao boneco.

 

MÚSICA: Cara de quê? Vem brincar com a gente e saber mais sobre as expressões faciais. Vejamos no vídeo a seguir:

Link: https://www.loom.com/share/871fdb630b274743b5c2629b70dee612

 

 

Dia 06/07 (segunda-feira)

Produção do livro – parte 3

Link: https://www.youtube.com/watch?v=b_2G3mvJ1bw

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento à toda a diversidade.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Apresentar coordenação motora fina.
  • Desenvolver a criatividade através de pintura e colagem.

 

Descrição: Resgatar o livro enviado para casa – Tudo bem ser diferente. Separar as páginas já trabalhadas anteriormente seguindo os comandos dados pelas professoras: pintar, colar retalhos de tecido e após a decoração do mesmo, completar com as palavras que estão faltando seguindo as orientações.

 

Dia 07/07 (terça-feira)

Brincadeiras – Ivan Cruz – Atividade do Material didático, página 17.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=DLLjBYlI-4g

 

OBJETIVOS:

  • Despertar o interesse pelas brincadeiras antigas descobertas durante a pesquisa com os familiares.
  • Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem a cooperação, respeito mútuo, a solidariedade e outros valores humanos de relevância social.

 

Descrição: Relembrar brincadeiras e brinquedos utilizados na escola. Orientação para a pesquisa com os familiares sobre outras brincadeiras antigas que eles gostavam na infância.

 

ARTE: Atividade interdisciplinar com as obras do artista Ivan Cruz. Vamos assistir ao vídeo para saber mais sobre o artista, suas obras e qual atividade vamos realizar?

Link: https://www.loom.com/share/14e4519375c0432f97c0505f39addcc2

 

Dia 08/07 (quarta-feira)

Ficha de leitura Link: https://www.youtube.com/watch?v=GQDTCQhfHH0

 

Link do gibi: https://drive.google.com/file/d/1nuX-8gd4y-dTqhogFlCuhAr3uZ0yiYHB/view?usp=sharing

 

Link do gibi:

https://drive.google.com/file/d/1eKHcQSTCyKJL3ADFlVufy50sRtE0Ql40/view?usp=sharing

 

Link do gibi: https://drive.google.com/file/d/1Cv-u_nrIben9XDrULunNI-u5bJHg7fB0/view?usp=sharing

 

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (dos pais) livros que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;
  • Escrever, espontaneamente palavras de forma alfabética, usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Representar a história através de desenhos.

Descrição: De acordo com o livro enviado em PDF, responder as questões da ficha de leitura sobre título, autor, editora ou coleção. Ler o livro com ou sem o auxílio dos pais e representar a história na forma de história em quadrinhos.

 

INFORMÁTICA: Material Didático, página 9.  Link: https://youtu.be/iLLHcSmv3hY

 

Dia 09/07 (quinta-feira)

Poema: Diversidade é legal

Link: https://www.youtube.com/watch?v=fhE3Pj4e9dI

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento à toda a diversidade.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Leitura do Poema Diversidade é legal página 19 do material didático. Orientação sobre a atividade de registro no caderno: encontrar palavras em que aparece a letra N, circular ou sublinhar no poema e em seguida registrá-las no caderno.

 

Dia 10/07 (sexta-feira)

Interpretando o poema

Link: https://www.youtube.com/watch?v=jI9NOGakQpw

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento à toda a diversidade.
  • Relacionar elementos sonoros (sílabas) com sua representação escrita.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Registro no material didático, página 20. Responder as questões da página 20, pesquisando o poema da página 19 (as palavras devem ser escritas em sílabas).

Obs.: Explicação da tarefa página 21 do material didático, ligar os pontos na sequência numérica para descobrir a gravura que representa uma diversidade cultural.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA:   Brincadeira elástico: https://youtu.be/OzbQyGBgeHU

 

 

Plano de Atividades do 1º ANO

(29 a 03 de julho)

 

29/06 (segunda-feira)

Jogo da memória

https://www.youtube.com/watch?v=i8cp5aM-04M

 

OBJETIVOS

  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.
  • Apresentar coordenação motora fina.
  • Desenvolver a criatividade através de pintura.

 

Descrição: Jogo da memória com as páginas do livro Tudo bem ser diferente, orientações de como jogar corretamente. No material didático página 10 e 11, mostrar que as crianças têm o mesmo jogo para colorir, recortar e jogar em família. Leitura das páginas através das imagens do jogo.

 

INFORMÁTICA

Material Didático, páginas 07/08.  https://youtu.be/Y7XZ_JrxcN0

 

30/06 (terça-feira)

Produção do livro – parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=l4eFDpiGqgw

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento à toda a diversidade.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Apresentar coordenação motora fina.
  • Desenvolver a criatividade através de pintura e colagem.

 

Descrição: Resgatar o livro enviado para casa: Tudo bem ser diferente. Separar as páginas já trabalhadas anteriormente seguindo os comandos dados pelas professoras: pintar, colar as aparas de lápis de cor (as sobras de madeira após apontar o lápis) e após a decoração do mesmo, completar com as palavras que estão faltando seguindo as orientações.

 

 01/07 (quarta-feira)

Jogo da trilha

https://www.youtube.com/watch?v=g-aPoPAsqwA

OBJETIVOS:

  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.
  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o parlamento e outros agrupamentos.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.

 

Descrição: Orientações sobre a maneira correta do jogo da trilha, observando as imagens do jogo e fazendo questionamentos sobre as páginas do livro “Tudo bem ser diferente”. Ao término do jogo, realizar a atividade de registro na página 13 do material didático, completar a trilha com os números que estão faltando.

 

02/07 (quinta-feira)

Tarefa em família

https://www.youtube.com/watch?v=wLgnGiIAeTk

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento a toda a diversidade.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética, usando letras/grafemas que representem fonemas.

Descrição: Explicação da pesquisa com os pais que deve ser registrada na página 14 do material didático.

Obs.: Fotografar a página da tarefa para enviar para escola, para futuras atividades.

 

MÚSICA

Brincadeira com as Músicas: 1. A boca do jacaré.  2. O jacaré foi passear lá na lagoa.

https://www.loom.com/share/414968f634b549cb8ffcbe7d9cac0fde

 

03/07 (sexta-feira)

Somando com dados

https://www.youtube.com/watch?v=6OhhzTgqe8A

 

OBJETIVOS:

  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso (adição).

Descrição: Utilizar o dado para arremessar e contar as quantidades de bolinhas, registrar essa quantidade e arremessar novamente registrando a segunda quantidade. Para somar as quantidades, as crianças podem utilizar recursos como: tampinhas de garrafa, palitos de picolé, bolinhas de papel ou de massa de modelar e ainda registrar em forma de desenhos em uma folha de rascunho. Após a brincadeira, realizar a atividade de registro na folha da atividade “somando com os dados”.

Obs.: a marcação da brincadeira pode ser feito em folha ou no caderno.

Lembrete: colar a folha da atividade no caderno.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Boneco de Borracha

https://drive.google.com/file/d/18JNS-jkWfAJ0lflPZyuqCC82m6m4LNGr/view?usp=sharing

 

Abraços! Professoras do 1º ano

 

Plano de atividades do 1º ANO

(Dias 25 e 26/06)

 

25/06 (quinta-feira)

Correção do ditado dos números.

https://www.youtube.com/watch?v=FjqFPncQkD8

 

OBJETIVOS:

  • Resolver e registrar desafios matemáticos através da correção (ditado).

Descrição: Com auxílio das professoras, os alunos deverão corrigir seu ditado (página 9 do material didático), sem apagar o que está incorreto, seguindo o comando de escrever os números corretamente ao lado do número que registrou com alguma falha.

Dica: Bingo dos Números. (explicação na videoaula)

 

INFORMÁTICA

Material Didático, página 06.  https://youtu.be/HLCRHN3uHVQ

EDUCAÇÃO FÍSICA

Amarelinha: https://drive.google.com/file/d/1B7cLgblE6idnXE7KdSq5C9dyFK0Nvskv/view?usp=sharing

 

 

26/06 (sexta-feira)

Ficha de leitura

https://www.youtube.com/watch?v=FpRtVZ-uoNg

https://drive.google.com/file/d/1BcARQfk_mOjYC5AS87LEp5TAMo9bNvTC/view?usp=sharing

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (dos pais) livros que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • Escrever, espontaneamente palavras de forma alfabética, usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: De acordo com o livro enviado em PDF, responder as questões da ficha de leitura sobre título, autor, editora ou coleção. Ler o livro com ou sem o auxílio dos pais, retirar palavras com a letra inicial do seu nome e listar na ficha de leitura, abaixo representar através de desenhos as palavras encontradas.

 

ARTE:

Atividade com as Cores Primárias no material didático, página 4.

Assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=trKmOK5_LN8

 

Professoras do 1º ano

 

 

Semana de 15 a 19/06

 

15/06 (segunda-feira)

 

Ditado de palavras.

https://www.youtube.com/watch?v=t4Xjg58qRbQ

 

OBJETIVOS:

  • Relacionar elementos sonoros, sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Apresentação das primeiras partes do livro: Tudo bem ser diferente, utilizando a brincadeira das imagens escondidas. As professoras questionam uma a outra sobre as imagens e escritas das páginas que escolheram, explicando aos alunos sobre o respeito às diferenças. Em seguida os alunos são orientados a buscarem seu material didático e abri-lo na página 8, onde realizarão o registro do ditado das palavras retiradas do livro apresentado, que serão ditadas pelas professoras.

 

ARTE: Cores Secundárias. https://youtu.be/9VkZ2fwjGdA

 

16/06 (terça-feira)

Correção do ditado.

https://www.youtube.com/watch?v=IUkf3yAgfI0&t=454s

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (palavras) de acordo com as necessidades e interesses.

Descrição: Com auxílio das professoras, os alunos deverão corrigir seu ditado (página 8 do material didático), sem apagar o que está incorreto, seguindo o comando de escrever a palavra corretamente, ao lado da palavra que registrou com alguma falha.

 

MÚSICA: Atividade Cone e Adivinhas https://www.youtube.com/watch?v=NLjDgrgi9ws

 

17/06 (quarta-feira)

Jogando com as palavras.

https://www.youtube.com/watch?v=J–gNyL2Dwc&t=170s

OBJETIVOS:

  • Relacionar elementos sonoros, sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata fazendo a relação de números e quantidades de letras.

Descrição: Atividade em folha, resgatar a atividade enviada com o título: Jogando com as palavras, seguir as orientações do vídeo e exemplos da atividade. Após o registro colar a atividade no caderno e seguir os comandos com novas ideias propostas a partir da atividade trabalhada.

 

18/06 (quinta-feira)

Ditado dos números.

https://www.youtube.com/watch?v=RRELLU1Bugo&t=618s

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o parlamento e outros agrupamentos.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.

Descrição: Resgate dos números que já foram confeccionados em casa. Organizá-los na sequência correta e produzir números de 51 a 80 para ordená-los na sequência.

Material didático página 9: Ditado dos números, seguir as orientações do vídeo.

 

 19/06 (sexta-feira)

 

Produção do livro Tudo bem ser diferente.

https://www.youtube.com/watch?v=z2zQ5mODrgU

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre os indivíduos, valorizando a importância do acolhimento à toda a diversidade.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Apresentar coordenação motora fina.
  • Desenvolver a criatividade através de pintura e colagem.

 

Descrição: Resgatar o livro enviado para casa: Tudo bem ser diferente. Separar as páginas já trabalhadas anteriormente seguindo os comandos dados pelas professoras: pintar, colar as bolinhas de papel crepom e após a decoração do mesmo, completar com as palavras que estão faltando seguindo as orientações.

 

INGLÊS:  https://youtu.be/dDYXfvV5Xu0

Tema: Comidas páginas 16, 17, 18 e 19.

Vocabulário:

Sem título2

 

 

 

Semana de 08/06 a 10/06/2020

 

08/06 (segunda-feira)

ARTE – Atividade Arte – desenho com farinha

https://youtu.be/LS2ij7-TMnw

MÚSICA –

Atividade Musical – Kokoleoko

https://youtu.be/_PJyRMo_BOA

EDUCAÇÃO FÍSICA – LEVA E TRAZ

https://drive.google.com/file/d/1rW2r1LS-Eu7A9FfO2tZId2MrJoiHaH93/view?usp=sharing

 

09/06 (terça-feira)

Dominó palavras/ imagem.

https://www.youtube.com/watch?v=r4BeNKiNUR8

OBJETIVOS:

  • Reconhecer o sistema da escrita alfabética como representação dos sons da fala;
  • Relacionar corretamente imagens/palavras;
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais seja de derrota ou de sucesso.

Descrição: Orientações sobre a maneira correta do jogo do dominó de palavras com dicas de outras estratégias, que podem ser usadas com auxílio das peças de dominó.

Exemplo: formar frases, separar a palavra em sílabas, ditado de palavras, etc.

 

10/06 (quarta-feira)

Ficha de leitura/ atividades para o caderno

https://www.youtube.com/watch?v=_cgQebQ_AhQ

 

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (dos pais) livros que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;
  • Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas;
  • Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita;
  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.

Descrição: De acordo com o livro enviado, responder as questões da ficha de leitura sobre título, autor, editora ou coleção. Ler o livro com ou sem o auxílio dos pais, retirar 5 palavras que ainda não conheciam e listar na ficha de leitura, abaixo desenhar a parte do livro que achou mais divertida. Atividades de folha, seguir orientações do vídeo (as mesmas devem ser realizadas uma por dia, e em seguida colada no caderno).

 

Semana de 01/06 a 05/06/2020

01/06 (segunda-feira)

https://youtu.be/lb2wgCNvYO4

PESQUISA DE CAMPO: PROCESSO DE RECICLAGEM

Objetivos:

  • Comparar os diferentes materiais presentes nos objetos de uso cotidiano.
  • Reconhecer os vários modos de como são descartados e como podem ser usados os objetos de forma mais consciente.

Descrição: Assistir o vídeo do link que segue abaixo, observar como a família faz a separação do lixo em casa, se existe um lugar apropriado para cada tipo de lixo: papel, orgânico e plástico.

Atividade de registro página 37 do material didático: Colorir cada lixeira com a cor correta e escrever ao lado o que devemos depositar em cada um deles. Ex.: Papel-guardanapo, orgânico-casca de frutas, plástico-garrafas pet.

https://youtu.be/IfJ1z6ahgzk

 

02/06 (terça-feira)

https://youtu.be/V8DvzcHXdgg

ATIVIDADE SOBRE A MÚSICA DIA DA TERRA:

Música: https://drive.google.com/file/d/1IbiYM36PUv7CltzWe5b1pwIob0DnVaCC/view?usp=sharing

Objetivos:

  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras, de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.
  • Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor palavras de acordo com as necessidades e interesses.

Descrição: Assistir o vídeo que está sendo enviado com a música: Dia da Terra para realizar a atividade de registro no material didático, página 38.

Orientações: Circular na letra da música palavras que lembrem a história do Livro do Planeta Terra. Registrar no caderno as palavras que foram circuladas no material didático. Representar a letra da música, através de desenho, em folha A4.

 

03/06 (quarta-feira)

https://youtu.be/FdoSDEyRRis

RESGATE DA HISTÓRIA

Objetivos:

  • Relacionar elementos sonoros sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • Reconhecer o sistema da escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Descrição: As crianças deverão relembrar a história do Livro do Planeta Terra e contá-la aos pais.

Atividade de registro: Registrar na página 39 do material didático, uma palavra referente a história, para cada letra do alfabeto, pode procurar essas palavras nas páginas anteriores do material didático. Caso não encontre palavra para alguma letra do alfabeto, pode usar outra palavra que já conhece.

04/06 (quinta-feira)

https://youtu.be/WS7T9WlpGjk

DITADO DE PALAVRAS.

Objetivos:

  • Relacionar elementos sonoros, sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras de forma alfabética usando letras, grafemas que representem fonemas.

Descrição: Para essa atividade precisamos da ajuda do pai/mãe, para escolher 20 palavras que foram registradas na página 39 do material didático, e ditá-las uma a uma. Após a realização do ditado, representar através de desenho as palavras ditadas.

 

05/06 (sexta-feira)

https://youtu.be/4gfWqPsKyh4

CARTA SECRETA

Objetivos:

  • Relacionar elementos sonoros, sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita.
  • Reconhecer o sistema da escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Descrição: Após terem recebido a carta das professoras, cada criança deverá escrever uma carta para algum colega, sem que ele saiba para quem irá entregar. As cartas serão entregues por meio de um amigo secreto, realizado em sala de aula.

Atividade de registro, página 41 do material didático: Escrever em ordem alfabética, o nome dos colegas de toda turma.

 

SEMANA DE 25/05 – 29/05/2020

 

25/05 (segunda-feira)

https://youtu.be/RmznYSt_7kY

Números Embaralhados.

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.

Descrição: Utilizando os números que foram produzidos para o bingo, as crianças deverão embaralhar todos eles e com a orientação dada, organizar os mesmos na sequência numérica. Outra sugestão é utilizar as 12 gravuras numeradas da brincadeira anterior e colocar cada gravura no local correto de acordo com a sequência numérica.

Atividade de registro, página 31 do material didático: Colorir as tabelas 1 e 2, recortar os números da tabela 2 e colar corretamente na tabela 1.

 

26/05 (terça-feira)

https://youtu.be/omBj_ZWwxzY

Caça-Palavras

OBJETIVOS:

  • Buscar, selecionar, e ler, com a mediação do professor (palavras) de acordo com as necessidades e interesses.

Descrição: Na página 32 do material didático, os alunos deverão encontrar no diagrama, 7 ações que podemos realizar todos os dias, para que faça diferença no planeta Terra. Depois deverão colorir as palavras que foram encontradas.

 

27/05 (quarta-feira)

https://youtu.be/2kTOfRQnOCI

Videoaula Interdisciplinar com as Professoras Regentes

https://youtu.be/DR_YSJgCKWU

 

Formando frase

OBJETIVOS:

  • Escrever espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética, usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

Descrição: Com auxílio do pai/mãe, criar uma frase escolhendo uma das palavras encontradas no diagrama: plantar, reaproveitar, cuidar, apagar, reciclar, economizar e fechar.

Orientação aos pais: Para estimular a imaginação da criança na construção da frase, é importante relembrar onde ou em que situação, as palavras citadas apareceram no livro do Planeta Terra. Exemplos: 1 – O que devemos plantar? Por quê? 2 – No livro aparece que devemos reaproveitar alguma coisa, o que é? De que forma podemos reaproveitar? 3 – O que devemos fechar para economizar energia? Por que devemos economizar? Etc.

Depois dos questionamentos, orientar que a criança forme sua frase com uma palavra escolhida por ele, mostrando como fazer corretamente.

Representar a frase através de desenho, utilizando a técnica do giz molhado ao leite ou utilizando outra ferramenta para colorir: tinta, giz de cera, lápis de cor, etc.

 

28/05 (quinta-feira)

Construindo boliche

https://youtu.be/TIwmw3crqhM

OBJETIVOS:

  • Desenvolver a coordenação motora fina.
  • Reconhecer os vários modos de como podem ser usados os objetos de forma mais consciente.

Descrição: Para construir nosso jogo, vamos precisar de 6 garrafas pet, de qualquer tamanho ou modelo. As crianças deverão colorir e recortar as gravuras que estão na página 36 do material didático e escolher algumas delas para colar em suas garrafas (utilizar fita adesiva).

Lembrete: Quanto mais gravuras colar em cada garrafa, maior a dificuldade da atividade.

 

Jogando Boliche

https://youtu.be/cqGfYw8JxUM

OBJETIVOS:

  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.
  • Reconhecer a sequência numérica, contando de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o parlamento e outros agrupamentos.
  • Realizar atividades de desafio e jogos aceitando e respeitando os resultados finais, seja de derrota ou de sucesso.

Descrição: Utilizar bolinha de plástico ou de papel amassado para arremessar nos pinos (garrafas). Orientar o aluno a contar quantos pinos derrubou e registrar, contar as gravuras que aparecem nos pinos derrubados e registrar.

Obs.: o registro pode ser feito em folha ou no caderno, o mesmo não deve ser descartado.

 

29/05 (sexta-feira)

Situações-problema

https://youtu.be/KNjp2orFlj0

 

OBJETIVOS:

  • Registrar e fazer corretamente a relação números/quantidades.
  • Resolver e registrar desafios matemáticos através de jogos e brincadeiras (situações-problema: adição).

Descrição: Registro no material didático, página 35. Quantas figuras têm ao todo? Quantas figuras sobraram? Quantas foram utilizadas no total?

Resgatar o registro de quantidade de garrafas derrubadas no jogo do boliche e registrar a situação-problema: quantos pinos + quantas figuras = total de pontos.

 

SEMANA DE 18 a 22/05

 

18/05 (segunda-feira)

Brincando com as charadinhas: https://youtu.be/zb6m8NLukMg

Objetivo: Desenvolver a atenção, concentração e coordenação motora fina.

Realizar atividades de desafio aceitando e respeitando os resultados, sejam de derrota ou de sucesso.

Descrição: Orientação aos pais: preparar as charadinhas descritas abaixo:

1- O que devo levar de casa para o mercado?

2- O que devo fechar para economizar a água?

3- Eu jogo lixo na?

4- O que devo fechar enquanto escovo meus dentes?

5- O que devo lembrar de apagar?

6- Devo reaproveitar as sobras de?

* Colocá-las em caixa, lata ou saquinho e sorteá-las uma a uma, questionando a criança sobre o que ela já aprendeu. Após a brincadeira, a criança deverá procurar nas gravuras que guardou, a resposta certa e colar no lugar correto em seu material.

Página 23 do material didático.

 

19/05 (terça-feira)

Atividade: Desembaralhando letras (tarefa de casa): https://youtu.be/h91kZwYYnW0

Objetivos: Reconhecer a sequência numérica;

Escrever através de cópia e raciocínio lógico, palavras em sílabas descobrindo a escrita correta.

Descrição: Numerar as figuras da página 25 do material didático na sequência numérica. Ordenar as sílabas de cada item também utilizando a sequência numérica, assim a criança conseguirá descobrir cada palavra embaralhada e escrevê-la corretamente. Finalizar a atividade preenchendo os quadros em branco com o número da figura que representa a palavra.

 

20/05 (quarta-feira)

Atividade de Inglês: https://youtu.be/6G3fBg8al2s

Respirar com o peixinho: https://drive.google.com/open?id=1d1q4vy4RwKmSGeIPg1AkLwjdJ5tSUNSf

 Atividade: Tabela Numérica: https://youtu.be/zDoHvQt1aaI

Objetivos: Desenvolver a atenção, a concentração e a coordenação motora fina;

Reconhecer e registrar corretamente a sequência numérica.

Descrição: Em folha A4 confeccionar uma tabela registrando através de escrita ou colagem os números de 1 a 50, respeitando a sequência correta.

Cortar pedaços pequenos de papel, registrar corretamente os números de 1 a 50 e reservar em caixa, lata ou saquinhos.

Escolher números aleatórios e registrar um número em cada gravura já colorida da página 24 do material didático

 

21/05 (quinta-feira)

Atividade: Bingo dos Números: https://youtu.be/pBapWd_jWH0

Objetivos: Desenvolver a atenção e concentração;

Reconhecer a sequência numérica.

Descrição: Sortear os números solicitados anteriormente, orientando que a criança pinte em sua tabela, apenas o número que aparecer em suas gravuras.

Atividade de registro: Material didático página 30.

1- Colorir os 12 números na tabela do material.

2- Desenhar a maior quantidade que você registrou nas suas gravuras.

3- Desenhar a menor quantidade que você registrou nas suas gravuras

INFORMÁTICA: https://youtu.be/Jv8E-3swLHs

 

22/05 (sexta-feira)

Atividade: Finalização do Livro do Planeta Terra e Carta Enigmática:

https://youtu.be/34nCxlzBoZ8

Objetivos: Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico.

Desenvolver a coordenação motora fina.

Descrição: Leitura das partes finais do Livro do Planeta Terra.

Atividade: Pintura com Aquarela: https://www.youtube.com/watch?v=nsUEeBHA87I&feature=youtu.be

Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.

Descrição: Colorir as gravuras no material didático páginas 26, 27 e 28, utilizando tinta aquarela, anilina ou tinta guache com o uso do cotonete ou lápis aquarelável.

Atividade de registro: Colorir e recortar as imagens da página 29 do material didático e colar no local correto na página 28, finalizando a carta enigmática.

Brincadeira Pano encantado:

https://youtu.be/KO8zRp-O3IA

Através da brincadeira a criança prepara-se para a vida, assimila a cultura do meio em que vive, a ele se integra, aprendendo a cooperar com seus semelhantes, a conviver como um ser social.

*Objetivos: aprimorar a coordenação motora ampla e fina;

Demonstrar iniciativa e autonomia na realização das brincadeiras;

Aguçar o gosto pela música e dança.

Atividade de dança com tecido e auxílio musical, em que a professora dá comandos a serem realizados pelos alunos.

 

SEMANA DE 11 a 15/05

11/05 (segunda-feira)

Atividade no caderno – recorte, colagem e escrita: https://youtu.be/Za2fXubuwHY

12/05 (terça-feira)

INFORMÁTICA

https://youtu.be/gAgwPC79U3s

História de Varal (O livro do planeta Terra): https://youtu.be/z8Y3Tq1LgbI

Objetivo: Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico.

Descrição: Relembrar as páginas anteriores do livro, contação de história tendo como recurso visual as páginas do livro dispostas uma a uma em varal.

Páginas: 20 e 21 do material didático: https://youtu.be/w1kdWJQjofg

Pintura fofa: https://youtu.be/F-QsPMUkTdE

Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina, a concentração, a atenção e a criatividade.

Descrição: Colorir as gravuras no material didático utilizando grampo de roupa, esponja e tinta colorida (pode ser tinta caseira, segue link com a receita)

13/05 (quarta-feira)

Brincadeira Musical:  https://youtu.be/gPehV1xSJQc

EDUCAÇÃO FÍSICA:

https://drive.google.com/open?id=1iJXqXjJBGnzdq2GTnT_X10HjBiCYupav

14/05 (quinta-feira)

Colorindo gravuras: https://youtu.be/BkmS85xfTNg

Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina, a atenção e a concentração.

Descrição: Observar as imagens do material associando com a história do livro do Planeta Terra, colorir cada uma delas, recortar e guardar para realizar as próximas atividades.

Página 24 do material didático.

Sorteio das gravuras: https://youtu.be/PXhnAq_DBM8

Objetivos: Segmentar oralmente palavras em sílabas;

Relacionar elementos sonoros (sílabas) com sua representação escrita.

Descrição: Selecionar as seguintes gravuras já coloridas da página 24: menina, lata, pizza, minhocas, livro, papel, árvore, água, calção e lixo. Colocá-las em caixa, lata ou saquinho e sorteá-las uma a uma oralizando o nome da gravura em sílabas. Com o material em mãos, descobrir a sílaba que está faltando. Preencher com a sílaba descoberta e finalizar colando as gravuras no lugar correto.

Página 22 do material didático.

 15/05 (sexta-feira)

Atividade de Artes: https://youtu.be/IQxI6IBUIkI

 

04/05 (segunda-feira)

Atividade – fazendo peixinhos: https://youtu.be/CYdedOXzshA

05/05 (terça-feira)

Brincadeira Juntando Sílabas: https://youtu.be/RALwmnsqK5w

06/05 (quarta-feira)

EDUCAÇÃO FÍSICA:

https://drive.google.com/open?id=15dkiXY7hr7f_FQ65pc0fuele4aqYlosQ

07/05 (quinta-feira)

Atividade no material didático – página 18: https://youtu.be/CTO-vBSGl6w

08/05 (sexta-feira)

Atividade material didático – página 19: https://youtu.be/NF9T6reksAo