2° Ano – Matutino

Plano de Estudos

Queridas e queridos alunos,

Aqui vocês terão acesso às propostas de atividades produzidas pelas professoras.

Quando retornarmos às aulas, todos os conteúdos serão retomados. Neste período, a partir das atividades propostas, você deverá manter uma rotina de estudos.

Caso surjam dúvidas e/ou dificuldades, por favor, não hesitem em nos enviar via WhatsApp que prontamente buscaremos auxiliá-los.

Bons estudos!

 

 

Plano de Estudo 2º ano (13/07 a 17/07)

 

Segunda-feira 13/07.

 

* Assistir o vídeo “Animais em extinção” (Mansão Maluca do Professor Ambrósio).

Vídeo: https://youtu.be/bo9kZ1GSr3E

MATERIAL DE TEXTOS

* Assistir videoaula interdisciplinar com as professoras: Vivi e Mariléia.

Mãos à obra!

Videoaula: https://www.loom.com/share/fa5b8c6abac8408ca233cc594a416667

  1. * Atividade: Leitura do texto “De volta para casa”, Material didático de textos, página 57.

* Interpretação do texto, Mãos à obra! Página 57. Registro no Material didático de Textos.

Observação: Para realizar a atividade no Material didático de Textos, página 57. Com o título: Mãos à obra!

Utilize botões, palitos, linha… Para representar um animal que aparece no texto ou no vídeo.

* Atividade, Material didático de Textos, página 58 (Tarefa sobre os animais em extinção)

Estamos observando os animais em extinção. Ou correm o risco de serem extintos.

Extinção: Significa acabar, terminar, deixar de existir.

MATEMÁTICA

  1. * Atividade: Material didático de Matemática, página 3.

Observação: Material Novo: 2º trimestre.

Decomposição de valores.

Exemplo:

Sem título2

Terça-feira 14/07.

 

MATEMÁTICA

  1. * Videoaula da professora. Ditado estourado. Videoaula: https://youtu.be/I8sQ6P3wAKk

* Atividade: Material didático de Matemática, página 4.

Observação: A última atividade da página 4, iremos realizar em outro momento.

PORTUGUÊS

  1. * Videoaula da professora. Ditado Colorido (Palavras do texto – retomando conceitos da escrita das palavras com S, SS, R e RR) Videoaula: https://youtu.be/4Oj1pwk2LOs

* Atividade: Leitura no Material didático de Textos, página 59.

* Interpretação no Material didático de Textos, página 59. Registro no Material didático de Textos.

* Atividade, Material didático de Textos, página 59,60.

Na página 60. Resolver a atividade somente até o número: 4.

MÚSICA: Vamos Saber mais sobre o Rock Brasileiro? Atividade no material didático, página 4. Assista ao vídeo para fazermos o caça-palavras:

Link: https://www.loom.com/share/bff2fcd4ca5e42588d08f18f763176ab

 

Quarta-feira 15/07.

 

MATEMÁTICA

  1. * Atividade: Material didático de Matemática, página 5. Registro no Material e no caderno de Matemática.

Lembrete: Para realizar a atividade (Tarefa) no caderno de Matemática fazer o cabeçalho (data, título). Título: Registro do passatempo com números.

PORTUGUÊS

  1. * Assistir o vídeo “Palavras com G e J”

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=aM3yHZyfiCY

* Atividade, Material didático de Textos, página 60. A atividade com o título: Tarefa

Lembrete: Para realizar a atividade no caderno de Português fazer o cabeçalho (data, título). Título: Registro da tarefa

Para a produção de frases, utilize os sinais de pontuação: Interrogação(?), exclamação(!) e travessão (-).

Exemplo: Você gosta de gelatina?

                  – Adoro!

ARTE: Vamos relembrar as cores primárias e colorir a página 8 do material didático? Acompanhe o vídeo abaixo para realizar essa atividade, ok?

Link: https://www.loom.com/share/c8b27bff1cfe41aaa24676188edd8137

 

Quinta-feira 16/07.

PORTUGUÊS

  1. * Videoaula da professora. Brincadeira: Quem sabe? Videoaula: https://youtu.be/4j9ro3HaoSE

* Atividade no Material didático de Textos, página 61. A Tarefa é para registrar no caderno de Português.   Observação: Na atividade de formar novas palavras foi registrado que precisa escolher uma palavra e formar uma frase, neste momento não será necessário realizar (produção de frase). Somente a produção das palavras.

  1. * Assistir o vídeo para relembrar. Link: https://www.youtube.com/watch?v=aM3yHZyfiCY

Vídeo “Palavras com G e J”

* Atividade: Material didático de Textos, página 62. Leitura do texto – A Jardineira.

* Atividade: Material didático de Textos, página 62, 63.

MATEMÁTICA

  1. Resgate da atividade

* Atividade: Material didático de Matemática, página 4, realizar a última atividade desta página.

Monte as operações abaixo no seu caderno de Matemática e resolva.

Lembrete: Organize o Quadro Valor Lugar (C, D, U). 

Sem título3

A) 164+128=

B) 311+ 184=

C) 303+128=

D) 248+216=

E) 251-137=

F) 311-108=

G) 350-136=

H) 193- 75=

Dica: Utilize Materiais concretos para contar, faça riscos, bolinhas… Em folhas de rascunho.

Lembrete: Para realizar a atividade no caderno de Matemática fazer o cabeçalho (data, título). Título: Resgate da atividade

INFORMÁTICA: Material Didático, página 8.  Link videoaula: https://youtu.be/AyjP3nWiX-4

 

Sexta-feira 17/07.

PORTUGUÊS

  1. * Hora da leitura da história. Título: A Nova Garota

Link do PDF Livro:

https://drive.google.com/file/d/1sLo-XUeVdJqaZ_NMlAiv35d0gKE6xgrt/view?usp=sharing

Após, responder a Ficha de Leitura.  Material didático de Textos, página 85.

DESCOBERTAS

  1. * Assistir o vídeo.

Vídeo “Aprendendo os meios de transporte” (Mucuninha).

Vídeo: https://youtu.be/nqfi1A7l0R8

Após assistir o vídeo realizar a atividade no caderno de Descobertas.

Lembrete: Para realizar a atividade no caderno de Descobertas fazer o cabeçalho (data, título). Título: Registro do vídeo “Aprendendo os meios de transporte”

Responda no caderno de Descobertas.

1) Qual é o assunto apresentado no vídeo?

2) Dos meios de transporte que aparecem no vídeo, quais são os mais utilizados na sua cidade?

3) Quais dos meios de transporte apresentados no vídeo é mais rápido?

4) Escreva o nome dos meios de transporte que aparecem no vídeo.

MATEMÁTICA

  1. Números.

* Atividade: Material didático de Matemática, página 6.

EDUCAÇÃO FÍSICA: Movimento

Link: https://drive.google.com/file/d/1buKxaS-svOhFEXgHb6uVSRf5WHD0RSuZ/view?usp=sharing

 

Bom trabalho, professoras do 2º ano.

 

PLANO DE ESTUDO

Semana de 06 a 10/07

 

Segunda-feira dia 06/07

Videoaula da professora. Completando palavras com nh ou lh.

Videoaula: https://www.loom.com/share/0bbe6f1b31974d39bb407a71685a9283

1.* Registre no caderno de Português as palavras da atividade: Completando palavras com nh ou lh (Videoaula da professora).

Após, escolha 8(oito) palavras da atividade e forme 8(oito) frases. Utilizando os sinais de pontuação: interrogação(?) e exclamação(!).

Exemplo: Você tomou banho?

Que sonho maravilhoso!

  1. * Videoaula da professora. Correção das operações/ Agora é a sua vez!

Videoaula:  https://www.loom.com/share/f2bca46749694850a082fb23d9a1792e

Organizar as operações mostradas no vídeo, no caderno de Matemática e resolver.

No caderno de Matemática fazer o cabeçalho (data, título). Título: Operações de adição

Link PDF: https://drive.google.com/file/d/1QWqg7rVVI6I_75lD4GAy7d55GENz9r1R/view?usp=sharing

 

Terça-feira dia 07/07

MATERIAL DE TEXTOS

* Leitura do Poema: Sem barra

* Leitura do texto. (Material didático página 54).

Antes de iniciar as atividades sobre r e rr.

* Assistir o vídeo Palavras com r e rr. Nunca foi tão fácil aprender.”. (Professora Alda).    

Vídeo: https://youtu.be/CwR8pA5sdIg

MATEMÁTICA

  1. * Material, Matemática, página 29.

Resolva as operações e pinte na reta numérica, o resultado correto:

Exemplo: 100+30= 100-120-130-140-150

INFORMÁTICA: Material Didático, página 7. Link:  https://youtu.be/KrBe1826ExE

 

Quarta-feira dia 08/07

MATERIAL DE TEXTOS

Reforçando o conteúdo assista novamente o vídeo:  https://youtu.be/CwR8pA5sdIg para realizar as atividades.

* Atividade: Material didático de Textos, página 55.

Para realizar a atividade da página 55, brinque com um familiar, para ver quem registra primeiro as palavras da Corrida do R e RR.

Lembrete: Você vai registrar as palavras no caderno de Português. Seu familiar, em uma folha rascunho.

É APENAS UMA SUGESTÃO!

No caderno de Português fazer o cabeçalho (data, título).  Título: Corrida do r e rr

MATERIAL DE TEXTOS

* Assistir o vídeo: “Anfíbios”. (Ciências para crianças).

Vídeo: https://youtu.be/a5YCne38E7s

Após, atividades no Material didático de Textos.

* Leitura do texto: Título: Você sabia…  (Material didático, página 56).  Realização da pesquisa.

ARTE: Vamos assistir ao vídeo para realizar a atividade da página 7 do nosso material. Vem ver a experiência com cores!

Link: https://www.loom.com/share/4a5e6d3d43e148c18b795bf620afd3b8

 

Quinta-feira dia 09/07

MATERIAL DE TEXTOS

Produção textual

* Videoaula da professora. De olho nas imagens.

Videoaula: https://www.loom.com/share/045a6905da434980a9bde5459d5dab5d

* Atividade: Material didático, página 65. Título: Produção de Texto

Retire a folha do Material Didático, registre os parágrafos formando o seu texto. Após, cole a folha no caderno de Produção de Textos. Registre a data na folha.

MATEMÁTICA

  1. * Videoaula da professora. Situações-problema.

Videoaula:  https://drive.google.com/file/d/15fQ3f76PlN-fjmkC3Rb3Foy8gu7yzq7a/view?usp=sharing

Registrar as situações-problema no caderno de Matemática. Fazer o cabeçalho, resolver e colocar a resposta.

 No caderno de Matemática fazer o cabeçalho (data, título). Título: Situações-problema

Link PDF: https://drive.google.com/file/d/1EY7FjyQsvP3zs8ffvTzqxLJUJxkGIcgN/view?usp=sharing

 

EDUCAÇÃO FÍSICA: Bolinha na Cesta

Link: https://drive.google.com/file/d/1gjrCQccnY_mJyfOB0KwdaeYc1xZLcVWW/view?usp=sharing

 

Sexta-feira dia 10/07

MATEMÁTICA

  1. * Videoaula da professora. Sequência dos números.

Videoaula: https://youtu.be/T6xDZqxRQQI

Registrar os números no caderno de Matemática.

* Complete a sequência dos números de 450 até 550. Contando de 5(cinco) em 5(cinco).

 No caderno de Matemática fazer o cabeçalho (data, título). Título: Sequência dos números

CALIGRAFIA

Oba! Letra cursiva.

  1. * Assistir ao vídeo sobre o uso da letra cursiva.

Vídeo: https://youtu.be/XnKIveFqZmA

Após, reproduzir o alfabeto que você viu no vídeo em seu caderno de caligrafia.

Dica: No momento em que estiver assistindo o vídeo, registre no caderno de Caligrafia as letras, pause e retorne. É bem legal!

 

FILOSOFIA: Tema da aula: Quem sou eu?

Videoaula: https://www.loom.com/share/41a5663f667e4aa3acfac3ce7b77f4cb

Link PDF: https://drive.google.com/file/d/1C-BbhVxiOIVz-QkPLDt-QL3j9k0KiqO4/view?usp=sharing

 

Bom trabalho!

Professoras do 2º ano.

 

PLANO DE ESTUDO

SEMANA DE 29/06– 03/07/2020

 

Segunda-feira. Data: 29/06/2020.

  1. Leitura

* Ler o livro sugerido. “A galinha que sabia ler”

PDF: https://drive.google.com/file/d/1L17csVVbWtmYutmXDISvSGWqPlRpGZv8/view?usp=sharing

Observação: A leitura do livro será feita durante a semana, pois na sexta-feira da outra semana, na data: 03 de julho. Teremos Ficha de Leitura para preencher. Referente ao livro.

Divirta-se! Com a leitura.

MATERIAL DE TEXTOS

* Observando palavras com S e SS.

* Atividade: Material didático de Textos, página. 51Título: Saiba mais!

MATEMÁTICA

Situações-problema de adição com reserva.

LEMBRETE: Nas situações-problema, ler, montar a operação, resolver e colocar a resposta.

Exemplo:           1

Sem título

Resposta: Eduardo tem 240 bolinhas de gude.

* Atividade: Material didático de Matemática, páginas 36 e 37.

MÚSICA

Atividade no material didático, página 3. https://www.youtube.com/watch?v=veI1Tam7n0o

 

Terça-feira. Data: 30/06/2020.

* Após a atividade, recorte de revistas, livros ou jornais, 5(cinco) palavras com S e 5(cinco) palavras com SS. Em seguida cole-as no caderno de Português.

Agora, abaixo das palavras coladas, responda no caderno de Português: (Conclusão pessoal, para ajuda-lo abaixo tem um vídeo explicativo de reforço).

Vídeo reforçando a ortografia S e SS: https://www.youtube.com/watch?v=kZ8aRVoitJM.

  1. O que você observou na escrita da letra S nas palavras?
  2. O que você observou na escrita da letra SS nas palavras?

LEMBRETE: No caderno de Português fazer o cabeçalho (data, título). Título: Palavras com S e SS.

DESCOBERTAS

  1. * Recorte de livros, revistas, jornais e cole no caderno de Descobertas 1(uma) imagem sobre Zona Rural e 1(uma) imagem sobre Zona Urbana.

* Após, escreva 5 (cinco) atividades que podemos realizar na Zona Rural e 5(cinco) atividades que podemos realizar na Zona Urbana.

Exemplo: Zona Rural: Pescar.

Zona urbana: Ir ao parquinho.

LEMBRETE: No caderno de Descobertas fazer o cabeçalho (data, título).

 Título: Atividades realizadas na Zona Rural e Zona Urbana

 

Quarta- feira. Data: 01/07/2020.

 PORTUGUÊS

* Assistir o vídeo “Aí, você está tão mórbido!”. (Quintal da Cultura).

https://www.youtube.com/watch?v=6rlA3UbuVLk

* Aproveitar para brincar com as parlendas apresentadas no vídeo.

MATERIAL DE TEXTOS

  1. Leitura do texto. (Material página52).

* Atividade: Material didático página 52.

Para realizar próxima atividade assista a videoaula da professora.

* Vídeo da professora. CH, NH, LH. Quebra-cabeça. Brincadeira com monstrinhos.

Videoaula: https://drive.google.com/file/d/1kSbjLPRGBZMHa9HNDK9qqUvmfFJ8msOu/view?usp=sharing

  1. Atividade: Material página 53.

* Assistir a videoaula da professora e realizar a atividade.

Observação: o caça-palavras que a professora menciona ficará para a amanhã (quinta-feira 2-7)

 

MATEMÁTICA

Videoaula da professora. Operações de subtração.

Videoaula: https://drive.google.com/file/d/1MCuOUmc9wgpgZU6kedREYn8Jub0GeM0Z/view?usp=sharing

* Atividade: Material, Matemática, página 38.  Situação-problema de subtração com recurso.

 

Quinta-feira. Data: 02/07/2020.

PORTUGUÊS

Videoaula: https://drive.google.com/file/d/1kSbjLPRGBZMHa9HNDK9qqUvmfFJ8msOu/view?usp=sharing

Assistir a videoaula para lembrar como fazer o caça-palavras.

Exemplo: galinha – linha – chapéu –espelho – minhoca – bilhete – aranha – chave

aa Sem título
 

MATEMÁTICA

* Elaborar uma situação-problema, escolhendo uma das operações dos barquinhos da página 38.

Registre no caderno de Matemática.

LEMBRETE: No caderno de Matemática fazer o cabeçalho (data, título).

 Título: Situação-problema de subtração com recurso C, D, U.

INFORMÁTICA

Material Didático, página 06.  https://youtu.be/9BB3BYU5pUw

 

Sexta-feira Data: 03/07/2020.

Agora que você já leu o livro “A galinha que sabia ler” realize a Ficha de Leitura no Material Didático de Textos, página 83.

Livro enviado em PDF. “A galinha que sabia ler”

PDF: https://drive.google.com/file/d/1L17csVVbWtmYutmXDISvSGWqPlRpGZv8/view?usp=sharing

 

MATEMÁTICA

* De olho nos números.

Oba! Vamos observar os números até quatrocentos (400).

* Atividade: Material didático de Matemática, página 39.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Boneco de Borracha:

https://drive.google.com/file/d/18JNS-jkWfAJ0lflPZyuqCC82m6m4LNGr/view?usp=sharing

 

Professoras do 2º ano

 

 

PLANO DE ESTUDO

SEMANA DE 25 e 26/06

 

 Olá! Amiguinha, olá amiguinho! Ótimo estudo!

Data: 25/06/2020. Quinta-feira

  1. Slide de animais répteis.

* Assistir os slides sobre a observação dos animais répteis.

Slides: https://drive.google.com/file/d/1qv9dUCYe249qpzL2Bzmcz2o2H6tqkckB/view?usp=sharing

MATERIAL DE TEXTOS

* Leitura do texto. (Material Didático, página 47).

Nesta atividade era proposto fazermos Dobraduras dos animais répteis, como estas exigem orientação direta da professora, acredita-se ser melhor neste momento substituir por desenhos ou pode ser imagens.

* Desenhe bem caprichado ou cole imagens desses animais no espaço em branco no Material didático. Estes desenhos ou imagens são referentes à atividade de desembaralhar as sílabas para descobrir os nomes dos animais que foram encontrados da página 47.   

* Atividades: Material didático, Textos, páginas 48, 49 e 50.

* Atividade: página 48. Vamos treinar nossa letra, utilizando o Material de caligrafia (impresso pela escola)  você deverá copiar os nomes dos animais que descobriu na atividade neste material e elaborar 1 frase com cada animal. Registre-os, na letra script minúscula.

Atenção: Copiando e formando as frases no material de caligrafia não precisa realizar novamente no caderno de Português.

LEMBRETE: No caderno de Caligrafia fazer o cabeçalho (data, título).

  1. Atividade: Registrar no caderno de Descobertas.

Título: Quebra-cuca dos Répteis: página 48.

* Esta atividade será realizada no caderno de Descobertas, sobre répteis.

– Você deverá escolher um animal da atividade do Quebra-cuca no Material didático na página 48, após procurar e colar uma figura do réptil escolhido logo em seguida descrever uma curiosidade desse animal.

LEMBRETE: No caderno de Descobertas fazer o cabeçalho (data, título).

 

 MATEMÁTICA

* Videoaula da professora: Sobre operações de adição com reserva. C, D, U

Videoaula: https://youtu.be/vxJSLFPE0r4

MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

* Atividade resolva as operações com atenção e vamos colorir. Material página 35.

LEMBRETE: No caderno de Matemática realizar a TAREFA lembrando-se de fazer o cabeçalho (data, título).

 Título: Operações de adição com reserva. C D U

 EDUCAÇÃO FÍSICA

Amarelinha: https://drive.google.com/file/d/1B7cLgblE6idnXE7KdSq5C9dyFK0Nvskv/view?usp=sharing

 

Sexta-feira. Data: 26/06/2020.

Videoaula da professora. Palavras com S e SS.

Videoaula: https://www.loom.com/share/c59defd502dc45a6913fd5709fb127e9

* Leitura do poema “O meu amigo”.

* Observar no poema e registrar no caderno de Português, palavras que iniciam com a letra S, ou que tenham S ou SS no meio da escrita das mesmas.

* Após, separe as sílabas das palavras.

LEMBRETE: No caderno de Português fazer o cabeçalho (data, título).

 Título: Registro do poema: O meu amigo

Dica: Quando separamos as sílabas das palavras que têm SS, um S fica separado do outro.

Exemplo: Posso- pos-so

CALIGRAFIA

*  Utilize o Texto: “Por que eles assustam tanto?” Material didático de  Textos, página 47.  E reescreva no caderno de Caligrafia na letra script minúscula 8 (oito) palavras escritas com s e ss.

 

LEMBRETE: No caderno de Caligrafia fazer o cabeçalho (data, título).

 Título: Palavras com S e SS

 

INFORMÁTICA

Material Didático, página 05.   https://youtu.be/HIR-1MYnHkA

ARTE

Atividade no Material Didático. Página 5. Assistir ao vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=YvDXfKl6sKg

 

Professoras do 2º ano.

 

 

SEMANA DE 15/06– 19/06/2020

Senhores Pais: caso os materiais de seus filhos ainda estejam na escola, pedimos a gentileza de vir retirá-los, pois as atividades abaixo correspondem ao Material didático. Se por ventura os materiais que ainda não foram entregues para correção, pedimos que os mesmos sejam entregues somente no dia 22/06.

 

 Olá! Amiguinhos (as). Tenham uma ótima semana!

 

Segunda- feira. Data: 15/06/2020.

Vídeo da professora. Qual é a palavra maior?

* Assistir o vídeo da professora.

Vídeo: https://www.loom.com/share/f2153366319049b4b96ea9492b7e468d

MATERIAL DIDÁTICO DE TEXTOS

* Leitura do texto. (Material página 32).

* Atividade no Material nas páginas 32 e 33.

Leitura

* Ler o livro sugerido. Cadê meu Teddy?

https://drive.google.com/file/d/1R2tcyuwj_9qmiyhYjvnwwcmfXbZl6c_V/view?usp=sharing

Observação: A leitura do livro deverá ser feita durante a semana, pois na sexta-feira, teremos Ficha de Leitura na página 81 para preencher, no dia 19/06 (sexta-feira).

Boa leitura!

MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

* Observar o quadro de números e substituir os símbolos por números. Material página 28.

* Atividade no Material Matemática página 30.

* Observação: Neste momento a atividade na página 29, não é para fazer! Iremos realizar em outro momento.

INGLÊS: My Toys – Meus brinquedos, nas páginas 37, 38, 39 e 40.

https://youtu.be/y8AaSWasqgQ

Esclarecimento: Alguns capítulos não serão mencionados nas videoaulas, pois a professora acredita que o aproveitamento será melhor nas aulas presenciais.

Observação: esta videoaula é para 2 semanas.

 

Terça- feira. Data: 16/06/2020.

Vídeo da professora. Sinais de pontuação.

* Assistir o vídeo da professora. Sinais de pontuação.

Vídeo: https://youtu.be/1PHpzhE_7SM

MATERIAL DIDÁTICO DE TEXTOS

* Leitura do texto. (Material página 36).

* Atividade no Material didático: páginas 36, 37 e 38.

* Pinte no texto uma (1) frase que tenha estes sinais de pontuação: reticências (…) vírgula (,), e exclamação (!). Atividade: Material, Textos, página 36.

E pinte a perguntinha feita relacionada ao texto. Na interpretação. Onde aparece o sinal de pontuação interrogação (?). Atividade: Material, Textos, página 36.

 

DESCOBERTAS

* Atividade: Material página 37. Registro no caderno de Descobertas. Estamos observando aves.

Então! Amiguinhos (as). Capriche na escrita de nomes de aves que você conhece. Após, cole uma imagem de uma ave ou capriche no desenho.

Exemplo de nomes de pássaros, aves: Coruja, Bem-te-vi.

 

Quarta- feira. Data: 17/06/2020.

Vídeo da professora. Dobradura.

* Assistir o vídeo da professora. Onde iremos fazer uma dobradura de um peixe: Arraia.

Vídeo: https://youtu.be/VquNtH5Ent8

Estudo sobre os peixes, para isso devemos observá-los. Após, colar a dobradura no Material didático na página 39.

 

 MATERIAL DIDÁTICO DE TEXTOS

* Leitura do texto. (Material página 39).

* Atividade: Material nas páginas 39, 40 e 41.

* Atividade no Material página 41. As perguntinhas feitas, observando a imagem no (Aquário). É para responder no caderno de Português.

 LEMBRETE: No caderno de Português fazer o cabeçalho (data, título).

 Título: Respostas da observação da imagem do aquário.  Material página41

 

MATEMÁTICA

 Vídeo da professora. Números pares e ímpares.

* Assistir o vídeo da professora.

Vídeo: Números pares e ímpares.

Vídeo: https://youtu.be/IXKSYRaJX74

 

MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

* Leitura do texto. (Material página 31).

* Atividade no Material nas páginas 31 e 32.

* Atividade: Material página 32. Resgate da atividade.

No caderno de Matemática, escreva o antecessor dos números que você recortou e colou no Material.

Exemplo: 200– 199-201 ou 199-200-201

LEMBRETE: No caderno de Matemática fazer o cabeçalho (data, título).

 Título: Números pares e ímpares. 

Registrando o antecessor e sucessor dos números.

 

Quinta-feira. Data: 18/06/2020.

MATERIAL DIDÁTICO DE TEXTOS

* Leitura do texto. (Material p. 42). Título: A chácara do Chico Bolacha

Observação de palavras escritas com: x e ch.

* Atividade no Material didático: páginas 42, 43 e 44.

* Atividade: Material página 43. Segue as palavras para você, amiguinho (a), montar o seu caça-palavras.

Estou enviando dez (10) palavras, abaixo. Você precisa escolher seis (6) para montar sua atividade.

  • Cheiroso- peixe-cochilar-mochila-cacho-xampu-xícara-rouxinol-chapéu-lixeira.

MATEMÁTICA

 Vídeo da professora. Brincadeira: Eu sei!  Números até 300.

* Assistir o vídeo da professora.

Vídeo: https://youtu.be/YMXtdmPDi4o

MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

* Atividade no Material didático: páginas 33 e p.34.

 

Sexta-feira. Data: 19/06/2020.

* Assistir o vídeo “O refúgio da Cuca”. (Sítio do Pica Pau Amarelo).

Vídeo: https://youtu.be/xm5Poh0WlxY

Após, assistir o vídeo, você deverá responder no caderno de Descobertas as perguntinhas abaixo:

1) Onde se passa a história?

2) Para onde o Pedrinho precisava voltar?

3) Que profissões aparecem na história?

 

 LEMBRETE: No caderno de Descobertas fazer o cabeçalho (data, título).

 Título: Respostas do Vídeo “O refúgio da Cuca”.  

  Registrar a respostas.

 

MATERIAL DIDÁTICO DE TEXTOS

* Assistir o vídeo “Zona Urbana x Zona Rural”. (Suelen Silva).

Vídeo: https://youtu.be/wuggayV80eY

Após, realizar a leitura dos textos.

* Leitura do texto. (Material página 45). Título: O trabalho na Zona Urbana

* Leitura do texto. (Material página 46). Título: O trabalho na Zona Rural

* Atividade: Material página 46.

MATERIAL DIDÁTICO DE TEXTOS

* Atividade no Material didático: página 81. Ficha de Leitura do livro: Cadê meu Teddy?

Dica: como não haverá postagem nos dias 22, 23 e 24/06 esta atividade poderá ser deixada para realizar nestes dias também.

MATERIAL DIDÁTICO DE TEXTOS

* Assistir o vídeo que fala sobre cuidados com o meio ambiente.

Vídeo: https://youtu.be/xqQwPUrBRY8

* Após assistir o vídeo realizar a atividade da página 73. Escreva recadinhos dentro de cada círculo, sobre preservação do Meio Ambiente. Lembre-se os recadinhos devem ser sobre os cuidados que devemos ter com ele!

ARTE: ESCULTURA DE MASSINHA

https://drive.google.com/file/d/1Nf_aJIIc1lrKj1MlhF5bSqYGzddexjyc/view?usp=sharing

 

SEMANA DE 08/06– 10/06/2020

Segunda- feira. Data: 08/06/2020.

Vídeo da professora. Ditado de objetos.

* Assistir o vídeo da professora.

Vídeo: https://drive.google.com/file/d/10jdCtYLNEkv_NTTibS69LnStEhzTAFou/view?usp=sharing

PORTUGUÊS

* Registre o nome dos objetos que a professora vai apresentar no ditado de objetos, na folha com pauta que a professora enviou junto com os Materiais das aulas complementares.

Após, forme dez (10) frases utilizando as palavras do ditado. Registre as frases na folha com pauta.

MATEMÁTICA

* Atividade: Operações de adição e subtração. Atividade enviada junto com os Materiais das aulas Complementares. Registrar na folha da própria atividade.

PDF: Adição e Subtração

https://drive.google.com/file/d/1PHSNZwTzJQ-CoZGwvlWk9Ag0FUMV5RFY/view?usp=sharing

ARTE: Teatro de Sombras.  Atividade no material didático na página 6.

https://youtu.be/GFJAjWnPjWs

 

Terça- feira. Data: 09/06/2020.

Vídeo da professora. Organizando o parágrafo.

* PRODUÇÃO DE PARÁGRAFOS

* Assistir o vídeo produzido pela professora.

Vídeo: https://www.loom.com/share/934ec22759204aaab85a053d9357885f

Organização de parágrafo.

* Após, volte o vídeo, observe as imagens e monte os parágrafos na folha com pauta enviada junto com os Materiais das aulas Complementares.

PDF:

https://drive.google.com/file/d/1tNmIWNFLWpKrqBENYVqMOT2saDutoBWz/view?usp=sharing

 

MATEMÁTICA

* Descubra:

Responda na folha timbrada pequena com linhas que a professora enviou junto com os Materiais das aulas Complementares.

a. Sou o antecessor de 125.

b. Sou o antecessor de 197.

c. Sou o sucessor de 1 centena e 4 unidades.

d. Sou o sucessor de 1 centena 4 dezenas e 9 unidades.

e. Sou o antecessor de 2 centenas.

f. Sou o sucessor de 1 centena 3 dezenas e 8 unidades.

g. Sou o antecessor de 190.

h. Sou o sucessor de 180.

i. Fico entre 159 e 161.

j. Fico entre 144 e 146.

 

INFORMÁTICA: Complete as frases

https://youtu.be/glRYonGq5go

 

Quarta- feira. Data: 10/06/2020.

Resgate do vídeo da professora. Ditado de objetos. Vídeo de segunda-feira.

Vídeo: https://drive.google.com/file/d/10jdCtYLNEkv_NTTibS69LnStEhzTAFou/view?usp=sharing

PORTUGUÊS

* Separe as sílabas das palavras do ditado de objetos na folha com pauta que a professora enviou junto com os Materiais das aulas Complementares.

MATEMÁTICA

* Escolha oito (8) números apresentados na atividade:

Descubra:

Após, escreva por extenso os números escolhidos, na folha timbrada grande com linhas ou na folha com pauta enviada junto com os Materiais das aulas Complementares.

FILOSOFIA

https://www.loom.com/share/323da890e0cc4d529b7cfed6c1a60bfd

PDF: https://drive.google.com/open?id=1vAFIfJ7rwTqzbEg-Ml-uIwmpYyzXCqKg

Tenha um excelente dia!

 

SEMANA DE 01/06– 05/06/2020

Segunda- feira. Data: 01/06/2020.

Vídeo da professora. Brincando com sílabas e palavras https://youtu.be/W0NythO2tmw

PORTUGUÊS

* Atividade: Sílabas e palavras (folha em anexo, pastinha, já encaminhada anteriormente).

* Agora é a sua vez! Monte oito (8) palavras juntando sílabas destacadas de outras palavras. Não resolva!

Exemplo: comida +buzina +unha= cozinha

MATEMÁTICA

*Atividade: Situações-problema. Atividade enviada em envelope junto com os Materiais das aulas complementares.

PDF:

https://drive.google.com/file/d/1QjWNtcjVGonbv_FeXsVd2bBEwcv8k4UX/view?usp=sharing

 

Terça- feira. Data: 02/06/2020.

Vídeo da professora. Brincando com sílabas

https://youtu.be/GW2y-8fgTyw

* Atividade: Sílabas (folha em anexo, pastinha já encaminhada anteriormente).

Após realizar a atividade, utilize as sílabas da atividade e elabore novas palavras. Pode repetir sílabas.

MATEMÁTICA

* Atividade: Operações de adição. Atividade enviada no envelope e entregue junto, com os Materiais das aulas complementares.

 

Quarta- feira. Data: 03/06/2020.

DESCOBERTAS

* Resgate do vídeo. “Profissões”. (Clube da Anittinha).

Vídeo youtube:  https://youtu.be/vKmiUaizPic

* Atividade: Repórter por um dia (folha em anexo, pastinha).

* Após, represente através de uma foto a profissão citada na entrevista. Amiguinho(a), você pode utilizar acessórios ou montar com materiais alternativos uma forma de apresentar a mesma. Envie a sua foto pelo WhatsApp, para a professora.

 

Quinta-feira. Data: 04/06/2020.

PRODUÇÃO DE TEXTOS

Vídeo da professora. Montando parágrafo. (Observação: no vídeo a professora orienta como fazer o parágrafo, reforçando-a, porém, a atividade que deverá ser realizada é a descrita abaixo. A atividade do vídeo já foi realizada)

 

https://www.youtube.com/watch?v=u7ZQHm6vq8A

 

* Observando a sequência de imagens da atividade: De olho na cena (Atividade que está colada no caderno de Produção de Textos). Escreva um parágrafo respondendo às perguntas. Registre no caderno de Produção de Textos.

* Atividade: Operações de subtração. Atividade enviada em envelope junto com os Materiais das aulas complementares.

 

Sexta-feira. Data: 05/06/2020.

Vídeo da professora. Brincadeira: Antecessor e sucessor https://youtu.be/rIqvgnm00a8

* Atividade: Enigma (folha em anexo, pastinha).

* Após organizar o antecessor e o sucessor dos números da brincadeira. Escreva por extenso os números que a professora ditou no vídeo.

DESCOBERTAS

* Assistir o vídeo “Voa, Voa Passarinho”. (Mundo Bita).

https://youtu.be/hgFfC4cCnec

 

* Atividade: De olho! Observe uma espécie de pássaro e registre informações de suas características na folha ou cartolina que a professora enviou, (cor, tamanho, formato do bico e da cauda). Faça um desenho deste pássaro. Pode realizar as observações no quintal da sua casa, através de imagens de um livro…

 

Tenha uma excelente semana!

 

PLANO DE ESTUDO

SEMANA DE 25/05 – 29/05/2020

Olá, queridos aluno, queridas aluna! Estamos iniciando mais uma semana de estudos, onde iremos relembrar aos assuntos e novos aprendizados irão acontecer. Espero que você realize com muita atenção e capricho, pois foi elaborado por mim sua professora com muita dedicação!!!

 

Segunda- feira. Data: 25/05/2020.

Vídeo da professora.

* Descobrindo palavras. Profissões.

Vídeo: https://youtu.be/u7ZQHm6vq8A

MATERIAL DE TEXTOS

* Atividade: Material p. 29.

PORTUGUÊS

* Reescreva o nome das dez (10) profissões da atividade no caderno e responda:

Quantas vogais têm a palavra?

Quantas consoantes?

Quantas letras?

Quantas sílabas?

LEITURA

* Ler o livro sugerido. (O novo amigo do Theo).

PDF: https://drive.google.com/open?id=1pRMJCYSF8bQR-3OLxEt4GbXvh7OZCw4m

Observação: a leitura do livro deverá ser feita durante a semana, pois na sexta-feira o aluno, a aluna deverá preencher a ficha de leitura Material de Textos – página 79.

 MATEMÁTICA

*Atividades: Situações-problema (folha em anexo, pastinha)

PDF: https://drive.google.com/open?id=1-1lFjhYMHo6FnN6UtJsGgKGrfN3i2_1M

Recortar as tirinhas das situações-problema, colar no caderno e resolver. U, D. Lembre-se de realizar a resposta de cada situação.

 

Terça- feira. Data: 26/05/2020.

Vídeo da professora.  (mesmo vídeo de segunda)

* Criando e aprendendo. Profissões.

MATERIAL DE TEXTOS

* Após assistir o vídeo acima realize as atividades do Material de textos p. 30.

 MATEMÁTICA

* Atividade: Material p. 27. Situações-problema.

Após, registre no caderno de Matemática os resultados das situações-problema e escreva o antecessor e o sucessor dos números. Exemplo: 98-99-100.

 

Quarta- feira. Data: 27/05/2020.

* Vídeo: https://youtu.be/FEiaCqc-xRA

* Jogo do Stop. Operações de subtração.

 

Oba! Adição.

https://drive.google.com/file/d/14dpcRzVG3cwERQIOIbpXzX-u_0Z0QjRp/view?usp=sharing

 

Brinque com o Jogo do Stop em família. Registre as operações no caderno e resolva.

* Após, escreva por extenso os resultados das operações.

 

PRODUÇÃO DE TEXTOS

* Vídeo da professora. Parágrafo.

Vídeo: https://youtu.be/CUk4p7JkbjY

* Assistir o vídeo “Profissões”. (Clube da Anittinha).

https://youtu.be/vKmiUaizPic

* Observando o seu desenho no Material de Textos, página 30. Escreva um pequeno parágrafo falando sobre a profissão que você desenhou. Registre no caderno de Produção de Textos.

Para ajudar na produção, responda as perguntas abaixo:

* Qual é a profissão?

* Qual é a função?

* Quais são as ferramentas utilizadas para desenvolver o trabalho?

 

Quinta-feira. Data: 28/05/2020.

* Resgate do vídeo da professora. Adivinha das profissões.

https://youtu.be/jDJeX2f2TYg

 MATERIAL DE TEXTOS

* Atividade: Material p. 31.

PORTUGUÊS

* Escreva o nome de outras profissões que iniciam com as letras, abaixo:

A-B-C-E-J-M-P-R-S-Z,  em seu caderno de Português.

MATEMÁTICA

* Elabore duas situações-problema envolvendo as profissões. Pode ser de adição ou subtração. Após, resolva a operação e registre a resposta. Registrar no caderno de Matemática.

 

Sexta- feira. Data: 29/05/2020.

DESCOBERTAS

Assistir o vídeo “Conhecendo o habitat dos animais”. (Rita Rocha).

https://youtu.be/kDhNru6oCVE

Depois de assistir o vídeo realize a atividade:

* Recorte, cole ou desenhe no caderno imagens de animais, separando por colunas conforme seu habitat.  Cinco (5) Animais aquáticos e cinco (5) animais terrestres.

Animais Aquáticos

Animais Terrestres

 

MATERIAL DE TEXTOS

Após assistir o vídeo “Conhecendo o habitat dos animais”, realize o que se pede abaixo:

 * Leitura do texto. (Material didático p. 34).

* Atividade: Material didático p. 34 e p.35.

* Atividade do Material didático p. 79. Ficha de Leitura do Livro “O novo amigo do Theo”.

BOM ESTUDO! ATÉ A SEMANA QUE VEM!

 

SEMANA DE 18 a 22/05

Segunda- feira. Data: 18/05/2020.

Vídeo da professora: https://youtu.be/jDJeX2f2TYg

* Brincando com adivinhas. Profissões.

PORTUGUÊS

* Formar 10 frases com as profissões que apareceram no vídeo. Registrar no caderno.

DESCOBERTAS

* Registro do vídeo. Responder as questões no caderno de Descobertas.

* 1) Você conhece  todas as profissões que foram apresentadas no vídeo?

* 2) Que trabalho é realizado pelo padeiro?

* 3) Que trabalho é realizado pelo médico?

* Observe os desenhos e escreva o nome de cada profissão? Atividade em folha anexa:

https://drive.google.com/open?id=1OBEQosmyWosajmK9LImCKF5uPiL967b1

Título: Trabalhadores. Após, cole a folha no caderno de Descobertas.

 

Terça- feira. Data: 19/05/2020.

 PRODUÇÃO DE TEXTOS

* Registro do vídeo: Brincando com adivinhas. Profissões.

* Escreva um pequeno parágrafo falando sobre um dia de trabalho em sua própria profissão. Ser um estudante.

* Segue vídeo explicativo: https://youtu.be/sEwXUn1TSCg

MATERIAL DE TEXTOS

* Leitura do texto. (Material p. 27).

* Atividade: Material p. 27.

INFORMÁTICA: https://youtu.be/H114CGyMNDI

 

Quarta- feira. Data: 20/05/2020.

PORTUGUÊS

* Desembaralhe as letras e descubra qual é a profissão escondida. Registrar no caderno.

  1. A) CEMINOCÂ- F) FOLENITASTE-
  2. B) ORNPTI- G) CRISETOR-
  3. C) NEJRIRIAOD- H) ORÇNGA-
  4. D) TITASDEN- I) RADODERCO-
  5. E) COSRPEDA- J) RENMEIRADE-

* Após, escolha uma profissão da atividade e monte 4 adivinhas  no caderno. Não responda! Vamos fazer trocas quando retornarmos.

MATEMÁTICA

* Atividade: Material p. 26. Situações-problema. Subtração.

ARTE: https://youtu.be/h04puYgRQtI

 

Quinta- feira. Data: 21/05/2020.

 Resgate da atividade números do quadro: https://youtu.be/85rM1EvlK8s

* Atividade: Material p. 14.

* Fazer um círculo nos números: 11-13-15-20-21-22-24-30-34-43-50-61. Números do quadro.

* Montar 10 operações de adição no caderno e resolver, utilizando os números.

* Segue exemplos no vídeo.

* Após, escreva por extenso o sucessor dos resultados.

MATERIAL DE TEXTOS

* Resgate do texto: Você sabia que:

* Leitura do texto. (Material p. 26).

* Ouvir a canção: “Mamíferos”. (Projeto Aicó).

https://www.youtube.com/watch?v=IZvmb_rrD4s&feature=youtu.be

* Escolha um mamífero que você mais gosta.  Agora escreva no caderno de Descobertas uma pequena curiosidade deste animal. Após, desenhe ou cole uma imagem do animal escolhido.

 

Sexta- feira. Data: 22/05/2020.

* Assistir o vídeo “Profissões”. (Serelepe):

https://www.youtube.com/watch?v=Sa4UURwodzA&feature=youtu.be

MATERIAL DE TEXTOS

* Leitura do texto. (Material p. 28).

* Vamos treinar o nome das profissões que apareceram no vídeo. Registro no caderno de Caligrafia.

Lembre-se: Iniciamos com letra maiúscula e seguimos a escrita com letra minúscula. Lembre-se de fazer o cabeçalho (data, título).

MATEMÁTICA

 * Atividade: Situações-problema. Segue imagem da atividade.

Recortar as situações-problema (folha em anexo), colar no caderno e resolver com atenção:

https://drive.google.com/open?id=1qZrh5vqv6VuyBQyRrjhR7YD5Fjfe5ATz

 

BOM ESTUDO!

 

SEMANA DE 11 a 15/05

11/05 (segunda-feira)

Português

# Caligrafia. Vídeo da professora. Explicativo: https://youtu.be/ApKwesqhw_s

# Resgate do filme: Ferdinando.

Escrever na letra script minúscula o nome dos personagens que aparecem no filme.

Matemática

Vídeo da professora. Introdução à subtração: https://youtu.be/BqgynHKv1_4

# Material, Matemática, página 23.

 

12/05 (terça-feira)

# Caderno de Português.

Separe as sílabas das palavras e escreva quantas sílabas têm a palavra.

  1. A) Ferdinando-
  2. B) Árvore-
  3. C) Cabeça-
  4. D) Touradas-
  5. E) Fazenda-
  6. F) Abelha-
  7. G) Flores-
  8. H) Caminhão-
  9. I) Valente-
  10. J) Guaco-

 

Matemática.

Vídeo da professora. Introdução à subtração: https://youtu.be/BqgynHKv1_4 (mesmo vídeo, para ser revisto, se precisar)

# Material, Matemática, páginas 24.

 

Brincadeira Pano encantado: https://youtu.be/KO8zRp-O3IA

Através da brincadeira a criança prepara-se para a vida, assimila a cultura do meio em que vive, a ele se integra, aprendendo a cooperar com seus semelhantes, a conviver como um ser social.

*Objetivos: aprimorar a coordenação motora ampla e fina;

Demonstrar iniciativa e autonomia na realização das brincadeiras;

Aguçar o gosto pela música e dança.

Atividade de dança com tecido e auxílio musical, em que a professora dá comandos a serem realizados pelos alunos.

 

13/05 (quarta-feira)

No caderno de Português:

Hoje escolha duas palavras da atividade de ontem e monte dois acrósticos de FRASES.

Exemplo: Palavra ABELHA.

 

A maior aventura do boi, foi conhecer a Nina.

B oas amizades fazem bem ao coração.

E deixam as pessoas felizes.

L á na fazenda tinha muitas flores.

H avia muitas aventuras.

A maior aventura foi ajudar os amigos.

 

INFORMÁTICA

https://youtu.be/JSAml8-1eFM

 

14/05 (quinta-feira)

# Textos: Você sabia que…página 26.

Ler o texto e organizar a atividade solicitada na tarefa. Registrar no caderno de Descobertas.

 

# Matemática.

Vídeo da professora. Introdução à subtração: https://youtu.be/BqgynHKv1_4 (mesmo vídeo, para ser revisto, se precisar)

# Material, Matemática, páginas 25.

 

Filosofia:

https://www.loom.com/share/7cdc3b5a60414f4d8065018cea439d55

 

15/05 (sexta-feira)

MÚSICA –  Letkiss cup games

https://youtu.be/kXJrkp6dAqA

INGLÊS:

https://youtu.be/q84tVs2eDT0

 

04/05 (segunda-feira)

ARTES – Autorretrato:

https://youtu.be/sH5X7Ae0h40

 

05/05 (terça-feira)

# Matemática.

*  Introdução do conteúdo: Adição com a prof. Viviane: https://youtu.be/fU2w9PtKXwE

Material Matemática, página 20.

Resolver as operações.

# A escrita por extenso dos resultados.

Registrar no caderno.

Lembre-se:

Registrar no caderno de Matemática…

# Lages,

# Registro da atividade.

 

06/05 (quarta-feira)

# Situações- problema.

Material Matemática, páginas 21 e 22.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

https://drive.google.com/open?id=1iJXqXjJBGnzdq2GTnT_X10HjBiCYupav

 

07/05 (quinta-feira)

Atividade com o filme: O Touro Ferdinando.

Filme O Touro Ferdinando: https://www.youtube.com/watch?v=uqoiaLy9JKU

# Oba! Momento em família.

Convide a família e assista o filme: O Touro Ferdinando.

Um filme agradável e cheio de emoções.

# Após, escolha um dos personagens do filme e crie um fantoche com  materiais  alternativos. Pode usar meia, caixa de leite, prato de  papelão… Use a criatividade.

# Caderno de Português.

Registro do filme: O Touro Ferdinando.

# Responda as perguntas no caderno.

1) O filme fala sobre emoções. Quais são essas emoções?

2) O filme ressalta o valor da amizade. Quem é a melhor amiga do touro Ferdinando? Por que ela é a melhor amiga?

3) Escreva sobre a parte do filme que você mais gostou.

Após, faça o desenho sobre o filme.

 

08/05 (sexta-feira)

# Resgate do filme.

* Caderno de Descobertas.

O filme apresenta fases da vida. Nina enquanto criança e o touro Ferdinando.

Cole no caderno a atividade: # Falando um pouquinho sobre mim…

* Atividade enviada na pastinha.

E responda as questões.

# Lembre-se: Antes da atividade registrar no caderno…

Lages,

Registro do filme O Touro Ferdinando.

Vídeo com a prof. Vivi sobre o formato da letra: https://youtu.be/aaOF5mPBsgQ