4° Ano – Vespertino

TEMA DA AULA: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

(MURAL DA FESTA JUNINA: COMIDAS TÍPICAS)

           

Com objetivo de trabalhar Alimentação Saudável, foram desenvolvidas atividades referentes ao tema através de pesquisas, vídeos e palestras para que os alunos se tornem conscientes da importância de uma alimentação saudável. Após assistir a palestra com a nutricionista Renata Piccoli, os alunos confeccionaram cartazes com curiosidades referentes à alimentação saudável relacionando com as comidas típicas da festa junina.

OBJETIVOS:

 # Reconhecer os alimentos como fonte de energia para o crescimento e manutenção do corpo saudável.

# Conhecer o significado das datas comemorativas e relacionar no seu contexto diário.

# Participar com interesse das aulas manifestando atitudes de cooperação, iniciativa e autonomia.

# Valorizar e demonstrar interesse em ler e ouvir diversas leituras como fonte de entretenimento e informação, compartilhando opiniões.

# Conhecer diferentes gêneros textuais e manter-se informado nos acontecimentos do dia a dia.

# Utilizar a linguagem oral com eficácia.

# Apresentar domínio da leitura e escrita.

 CURIOSIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO!

Para saber mais…

Na tabela nutricional de restaurantes festfoods, não consta a palavra açúcar ela substituída pela palavra carboidrato. Ter uma alimentação saudável não significa comer pouco ou muito, mas variar os tipos de alimentos…

Valor nutricional dos alimentos:

# 1 lata de coca-cola contêm: 7 saquinhos de açúcar.

# 1 todinho contêm: 6 saquinhos de açúcar.

# 1 pacote de batata contêm: 77g. de gordura.

# 1 pacote de bolacha recheada equivale a:  8 pães francês.

# 1 pacote de nissin contêm: 10 saquinhos de açúcar e 1512 mg de sódio.

 ALIMENTOS TÍPICOS DA FESTA JUNINA

 Os pinhões são uma grande fonte de ferro, contribuem para um coração saudável. São ricos em cálcio, fósforo, vitaminas C, do complexo B e proteínas.

O milho para pipoca também possui vitaminas. Os benefícios para saúde são derivados de fibras, antioxidante, vitaminas do complexo B, manganês, cálcio, sódio, iodo, ferro e zinco. São muitos os benefícios da pipoca: auxilia na digestão, redução do colesterol, controle da diabetes, previne o envelhecimento precoce, protege o coração.

O milho é rico em vitaminas e minerais, é considerado um dos alimentos mais nutritivos que existe, pois contém praticamente todos os aminoácidos. Além de fibras, possui ferro, potássio, fósforo, proteínas, vitamina A, cálcio e celulose. É também uma boa fonte de carboidratos.

O amendoim é um alimento com excelente fonte de energia. Contém alta quantidade de gorduras, além disso, possui proteínas, são ricos em vitaminas e minerais como, zincomagnésioferro,  cálcio,  e fósforo. Os amendoins são ricos em  aminoácidos que reduzem o risco de várias doenças do coração e derrames cardíacos.

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 # Contribuição da Nutricionista: Renata Piccoli.

# DVD: muito além do peso.

# Site: (www.saudedica.com.br).

# Jornal: Correio Lageano.

Atividade realizada pela professora Solange (4º ano vespertino)DSC08749 DSC08750 DSC08745