4° Ano – Vespertino

TEMA DA AULA: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

(Prato Saudável)

           

Com objetivo de trabalhar Alimentação Saudável, foram desenvolvidas atividades referentes ao tema através de pesquisas, vídeos manuseio de frutas, para que os alunos se tornem conscientes da importância de uma alimentação saudável. Após assistir o vídeo Alimentação Saudável e trabalhar o texto sobre as vitaminas os alunos confeccionaram cartazes com curiosidades referentes à alimentação saudável. Para finalizar, realizamos uma atividade com frutas, cada um trouxe de casa a fruta de sua preferência, classificamos conforme a vitamina encontrada, em seguida foi feito a degustação das  frutas.

OBJETIVOS:

#  Reconhecer os alimentos como fonte de energia para o crescimento e manutenção do corpo saudável.

# Reconhecer e compreender a importância de uma alimentação saudável e a função dos alimentos no organismo.

#  Manusear diferentes texturas, através de sementes e colagem.

# Valorizar e demonstrar interesse em ler e ouvir diversas leituras como fonte de entretenimento e informação, compartilhando opiniões.

# Participar com interesse das aulas manifestando atitudes de cooperação, iniciativa e autonomia.

CURIOSIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO!

Para saber mais…

Na tabela nutricional de restaurantes festfoods, não consta a palavra açúcar ela substituída pela palavra carboidrato. Ter uma alimentação saudável não significa comer pouco ou muito, mas variar os tipos de alimentos…

Valor nutricional dos alimentos:

# 1 lata de coca-cola contêm: 7 saquinhos de açúcar.

# 1 todinho contêm: 6 saquinhos de açúcar.

# 1 pacote de batata contêm: 77g. de gordura.

# 1 pacote de bolacha recheada equivale a:  8 pães francês.

# 1 pacote de nissin contêm: 10 saquinhos de açúcar e 1512 mg de sódio.

 

VITAMINA A

Atua no mecanismo da visão é importante para o crescimento e para a saúde da pele. É encontrada nas frutas e legumes de cor laranja.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

São importantes para os nervos e para o sangue. Encontradas nos produtos animais e vegetais.

                                                                        VITAMINA C

É importante para a pele. Previne infecções como a gripe. É encontrada nas frutas cítricas.

VITAMINA D

Atua na formação dos ossos. O contato com os raios solares ativa o metabolismo da vitamina D. São fontes dessa vitamina, as gorduras de origem animal e vegetal.

VITAMINA K

É importante para o aparelho respiratório. É encontrada em alimentos de origem vegetal, verduras de cor verde escura.

Você sabia…

É necessário consumir 5  tipos de frutas por dia. Pequenas porções intercaladas na alimentação.

Também devemos experimentar 30 a 40 vezes o mesmo alimento, para depois dizer se realmente não gostamos.

Ter uma alimentação saudável não significa comer pouco ou muito, mas variar os tipos de alimentos…

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

# Contribuição da Nutricionista: Renata Piccoli.

# DVD: muito além do peso.

# Site: (wwwsaúdedica.com.br).

# Jornal: Correio Lageano.

Atividade realizada pela professora Solange interdisciplinar com Artes professora Mariléia           (4º ano vespertino)

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