Método de Ensino

 A METODOLOGIA APRENDER BRINCANDO

     Nossa instituição de ensino busca consolidar um modelo de educação diferenciado, necessário à evolução da sociedade, integrando de forma participativa a comunidade escolar (alunos, pais e profissionais). Sendo assim, a partir dessa visão, consolidamos uma metodologia própria denominada Aprender Brincando.

     Nosso embasamento teórico tem como suporte vários estudiosos, filósofos, psicólogos e educadores reconhecidos por seus trabalhos de excelência ao longo dos anos, que defendem a educação integral da criança: o cognitivo, o social, o emocional e o sensorial.

     De Jean Piaget, psicólogo suíço, temos os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças: os processos de pensamento delas apresentam uma lógica própria, totalmente diferente dos adultos.

     De Lev Semenovich Vygotsky, pensador russo, o entendimento de que o desenvolvimento cognitivo da criança se dá por meio da interação social, ou seja, das trocas de conhecimento e experiências entre os indivíduos e com o meio em que vivem, teoria denominada por ele de sociointeracionismo.

     De Paulo Freire, ícone brasileiro e mundial no campo da educação de jovens e adultos, o conceito de alfabetização para além da decodificação de códigos: as habilidades de leitura e escrita são importantes, porém a criança precisa fazer uso social desse conhecimento na vida cotidiana.

     A partir dessas ideias reunidas e de outros estudiosos como Augusto Cury, Celso Antunes, Emília Ferreiro, Maria Montessori e Célestin Freinet, nasceu a metodologia Aprender Brincando.

filosofos

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram”, defendia Jean Piaget. Com fundamentação nessa afirmativa, a escola oferece aos seus educadores e educandos ferramentas que lhes instiguem a construção de suas próprias histórias a partir dos conhecimentos científicos e prévios de cada um.

O material didático é próprio, construído pela equipe gestora e docente da instituição a partir de pesquisas em bibliografias diversificadas e embasado na Base Nacional Comum Curricular. Desenvolve-se as atividades com dinâmicas lúdicas atingindo assim os objetivos propostos para uma educação integral.

Para que a metodologia seja desenvolvida com extrema qualidade, os profissionais que fazem parte da equipe precisam estar em constante aperfeiçoamento, “estudar sempre é o nosso lema”. Existem momentos pré-estabelecidos anualmente para que os profissionais participem de cursos, palestras, seminários e realizem leituras específicas dos assuntos inerentes do nosso dia a dia. É bom salientar que todos os profissionais da instituição são inseridos no aperfeiçoamento continuado (gestores, professores e grupo de apoio – auxiliares da secretaria e da limpeza).

 

Educação Infantil

 A Educação Infantil é a base de todo processo de ensino-aprendizagem, pois é nela que começa o processo de interação, fazendo com que seus educandos vivenciem novas experiências, ampliem a compreensão da realidade humana, buscando condições em

suas relações com o outro e com objetos de conhecimento, que favoreçam sua inserção na sociedade, assim como o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e motoras.

 10DSCN0237

O Centro de Educação Aprender Brincando busca, de forma lúdica e prazerosa, fazer essa inclusão por meio de metodologias diferenciadas, visando sempre o bem estar dos alunos, respeitando cada fase do desenvolvimento, conforme a faixa etária, para que haja a construção do conhecimento. Por isso, é de suma importância estimular um desenvolvimento integral, dando ênfase à socialização das crianças, a concentração, o respeito as suas diferenças e a autonomia de cada uma. O tempo da brincadeira, do lúdico, da interação é essencial na Educação Infantil, para que as crianças possam amadurecer de forma tranquila em todos os fatores cognitivos e emocionais.

As turmas da Educação Infantil contam também com aulas de Educação Física, Arte e Música. A partir do Pré-Escolar II, as disciplinas de Inglês e Informática fazem parte da grade curricular.

 14IMG_8185

Confira aqui uma prévia do material didático da turma do Pré-Escolar II.

Educação Fundamental I

Alicerçando muito bem a forma de ensinar e aprender na Educação Infantil, os educandos chegam à Educação Fundamental com as habilidades muito bem desenvolvidas, de forma que o aprendizado específico de cada disciplina é melhor assimilado.

No Ensino Fundamental, o foco maior está na busca da análise e no desenvolvimento do conhecimento através de conteúdos integrados à realidade, que levem os alunos à descoberta de novos conceitos, da criatividade e da expressividade, propiciando um espaço onde as relações humanas sejam moldadas e onde valores e atitudes, sejam aprimorados. O aluno deve aprender a aprender. Deve ser motivado a buscar informações e usá-las no seu cotidiano.

Assim sendo, as professoras da Educação Fundamental I, que desenvolvem o processo ensino–aprendizagem do 1º ao 4º ano, elaboram atividades e material didático que dão continuidade ao trabalho pedagógico da Educação Infantil. Com essa prática pedagógica os alunos vão realizando sua aprendizagem de forma construtiva a partir dos conhecimentos que previamente trazem de sua vivência familiar.

Confira aqui uma prévia do material didático da turma do 1º Ano.

Confira aqui uma prévia do material didático da turma do 3º Ano.

Confira aqui uma prévia dos materiais didáticos das disciplinas complementares: Música, Filosofia, Inglês e Informática.

 

Educação Fundamental II

Sabemos que para os alunos, a transição do 5º ano para o 6º ano, não é fácil. O sentimento que prevalece, especialmente no primeiro mês, é o medo e a insegurança. E é natural os alunos se sentirem assim. Afinal, a nova série traz uma lista considerável de desafios, quando comparada à anterior.

Pensando nisso, a escola encontrou uma maneira de atenuar essas dificuldades, auxiliando na adaptação. O nosso 5º ano tem o mesmo formato do Fundamental II, com 11 professoras (Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física, Inglês, Música e Filosofia), sendo que 08 dessas, trabalham com o 6º ano. A partir dessa turma, além das disciplinas básicas, os alunos têm aula de Ética e Cidadania.

10DSC00062 - Copia

As turmas do Fundamental II contam com salas divididas por disciplinas e dispõem de recursos pedagógicos necessários a aprendizagem de cada matéria, de forma mais contextualizada: as salas-ambiente. Nessa concepção, totalmente diferente dos padrões usuais, os alunos podem experimentar uma proposta com mais riqueza de possibilidades e atividades que vão estimular o seu senso crítico, sua capacidade de investigação e a criatividade.

É no dia a dia que as salas-ambiente vão ganhando forma e sendo “customizadas” de acordo com a disciplina. Numa sala de geografia por exemplo, pode-se usar mapas, globos terrestres, fotos, gravuras, para enriquecer ainda mais o conteúdo. Na sala de ciências, pode-se dispor de microscópios, animais conservados em formol, substâncias químicas, tubos de ensaio, etc.

7IMG_8179

Confira aqui uma prévia do material didático da turma do 5º Ano.

Confira aqui uma prévia do material didático de Produção Textual.

Confira aqui uma prévia do material didático da turma do 9º Ano.

Confira aqui uma prévia do material didático de Arte.

Confira aqui uma prévia do material didático de Ética e Cidadania.